Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física Particularidades da dinâmica do Sol

Particularidades da dinâmica do Sol

O Sol é uma estrela extremamente grande em relação aos demais planetas do sistema solar, porém muito pequena em relação às demais estrelas do universo.

Particularidades da dinâmica do Sol
O Sol é muito importante para a existência de vida no nosso planeta

O Sol é considerado uma estrela de médio para pequeno porte, sendo até chamado de estrela anã. Ele é formado basicamente por gases incandescentes, originados a partir do processo de fusão nuclear em seu núcleo, sendo composto por 80% de hidrogênio, 18% por hélio e 2% de metais.

Apesar de ser uma das menores estrelas do universo, ele possui cerca de 99,85% de toda a massa do Sistema Solar, o que explica a sua importância para a Terra e para os demais planetas desse sistema. A figura abaixo nos dá uma noção da magnitude do Sol perante os demais planetas e a sua insignificância perante outras estrelas conhecidas.

 

Tamanho relativo do Sol em comparação aos planetas do Sistema Solar e às outras estrelas maiores
Tamanho relativo do Sol em comparação aos planetas do Sistema Solar e às outras estrelas maiores

O seu raio é 696 mil km e possui um volume 1 milhão de vezes maior que o da Terra. Está localizado a uma distância de 150 milhões de quilômetros do nosso planeta e possui 5 bilhões de anos. Se o sol resolvesse simplesmente “apagar”, demoraríamos 8 minutos para perceber, pois esse é o tempo entre a emissão de luz e a sua chegada em nossa superfície.

A temperatura na camada externa do sol é de 6 mil graus célsius, podendo atingir 14 milhões em seu núcleo.

A importância do Sol para a humanidade faz-se em diversos sentidos. Em primeiro lugar, é graças à sua luz e calor que podemos sobreviver. A distância da Terra em relação ao astro é perfeita a ponto de não deixar o nosso planeta nem quente e nem frio demais, propiciando a manutenção da vida. Além do mais, é através da absorção da luz solar que as plantas e algas realizam a fotossíntese, que se transformam em energia e abastecem os demais seres através da cadeia alimentar.

Alguns fenômenos instáveis ocorrem esporadicamente em sua superfície: as erupções solares. Elas são extremamente fortes e violentas, podendo emitir ondas eletromagnéticas que, se atingirem o nosso planeta, poderiam simplesmente inutilizar toda a nossa tecnologia.

Assuntos Relacionados