Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Fontes de Energia Petróleo. Extração do petróleo

Petróleo. Extração do petróleo

O petróleo é uma fonte não renovável responsável por cerca de 37% da produção de energia no mundo.

Petróleo. Extração do petróleo
Plataforma petrolífera

A produção de energia é um elemento essencial para a vida do ser humano, sobretudo para a realização das atividades industriais. As fontes não renováveis (carvão, gás natural, petróleo, etc.) respondem por cerca de 87% da matriz energética global, com destaque para o petróleo, que é a fonte mais utilizada desde a Segunda Revolução Industrial, ocorrida durante o século XIX.

O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos, de origem fóssil e não renovável, ou seja, ele irá se esgotar na natureza. Sua formação ocorreu principalmente nas rochas sedimentares, através da decomposição de matéria orgânica (restos de plantas e animais). O tempo e as condições a que esses materiais ficaram submetidos (pouco oxigênio, pressão da terra, altas temperaturas, etc.) promoveram sua transformação em uma massa homogênea viscosa de coloração negra.

Após a extração e refino do petróleo, vários produtos podem ser obtidos, como a gasolina, óleo diesel, fertilizantes, tintas, borrachas, plástico, medicamentos, entre tantos outros. O petróleo é responsável por cerca de 37% da produção de energia no mundo, sendo que o setor de transporte é o principal destino desse óleo (50%) Estima-se que 25% é utilizado pelas indústrias e os outros 25% são para a indústria química e para a geração de energia nas usinas termelétricas.

Apesar de sua eficácia para a geração de energia, o petróleo é extremamente prejudicial ao meio ambiente, pois durante sua combustão ocorre a liberação de gases poluentes, com destaque para óxido nitroso (N2), dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4). Esses gases provocam a poluição atmosférica e intensificam o efeito estufa. Além desses problemas, a exploração de petróleo em plataformas marítimas também pode causar a poluição hídrica, através de vazamentos, como o que ocorreu no Golfo do México.

As principais jazidas de petróleo estão localizadas no Oriente Médio, Golfo do México, Estado Unidos da América (EUA), Venezuela, Federação Russa, China e na porção ocidental da África. No Brasil, o estado do Rio de Janeiro é o maior produtor nacional de petróleo, mas também há reservas significativas no Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Bahia. A Petróleo Brasil S/A (Petrobras) visa explorar o “ouro-negro” encontrado a 7 mil metros abaixo do nível do mar: uma imensa reserva de petróleo, denominada Pré-sal, que poderá triplicar a produção nacional. Caso esse fato se concretize, o Brasil se tornará um dos maiores produtores de petróleo, podendo até integrar a Opep.

A Opep (Organização dos Países Produtores de Petróleo) é uma organização formada com o intuito de controlar a produção e os preços do petróleo no mercado internacional, estabelecendo um verdadeiro cartel através da redução da oferta do produto para obter os melhores preços no mercado mundial.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados