Você está aqui Mundo Educação Geografia Planetas

Planetas

Os planetas, para serem considerados como tal, precisam atender a critérios previamente estabelecidos pelos astrônomos.

Planetas
Existem características específicas a serem analisadas para classificar os planetas

Os planetas podem ser considerados, grosso modo, como corpos celestes que, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria, possuindo uma órbita estabelecida. A definição de planeta, isto é, os critérios utilizados para definir se um determinado objeto do espaço pode ou não ser considerado um planeta, segue a regulamentação da UAI – ou IAU, para a sigla em inglês –, a União Astronômica Internacional.

Existem, desse modo, três requisitos abaixo relacionados para categorizar um astro como planeta. Lembrando que essa sistematização é válida somente para o Sistema Solar.

1) Orbitar ao redor de uma estrela. No caso, um sol;

2) Possuir forma arredondada, o que é causado por aquilo que se denomina como equilíbrio hidrostático;

3) Ter a sua órbita livre, ou seja, não receber a influência direta da gravidade de outros planetas que modifique os seus movimentos.

Com base nessas definições, objetos espaciais que estamos familiarizados, a exemplo do Sol e da Lua, não podem ser considerados planetas. Além disso, nesses critérios – estabelecidos em agosto de 2006 –, Plutão, que antes era considerado um planeta, foi “rebaixado” a um planeta anão, uma categoria criada para designar aqueles mundos que não preenchem totalmente os requisitos acima citados. Nesse caso, Plutão não atendia o terceiro critério da UAI, pois sua órbita ao redor do sol é influenciada por Netuno.

Em nosso Sistema Solar, existem, dessa forma, oito planetas, além de cinco planetas anões. Os mundos encontrados fora do nosso sistema são chamados de planetas extrassolares. Além de todos esses tipos, existem aqueles que não orbitam nenhuma estrela, sendo por isso categorizados como planetas órfãos.

Dos oitos planetas que orbitam ao redor do nosso sol, quatro são classificados como planetas rochosos ou interiores, por suas estruturas apresentarem a existência de rochas. São os quatro planetas mais próximos da estrela: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os outros quatro são chamados de planetas gasosos ou jovianos, que são compostos por gases que, em função das baixas temperaturas, encontram-se em estado sólido.

A seguir, nessa seção, você poderá conferir alguns dos planetas existentes, com destaque para as informações sobre o nosso Sistema Solar. Aprofunde os seus estudos e conheça mais sobre os corpos celestes que orbitam o universo!

Boa leitura!

Artigos de "Planetas"