Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana População População absoluta e população relativa

População absoluta e população relativa

População absoluta e população relativa são conceitos demográficos distintos e que se complementam na análise populacional.

População absoluta e população relativa

A população relativa também é conhecida como densidade demográfica ou densidade populacional. Refere-se à quantidade de habitantes por km2

População absoluta

População absoluta é o total de habitantes de um determinado lugar. Esse número é obtido por meio de levantamentos gerais da população e pela contagem de todos os habitantes de uma cidade, país ou região.

No Brasil, a contagem da população absoluta fica a cargo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza a cada dez anos o Censo Demográfico e, anualmente, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que fornece ano a ano a estimativa da população absoluta na atualidade.

Os países com maior população absoluta são, respectivamente: China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil.

População relativa

Também chamada de densidade demográfica ou densidade populacional, é a razão entre a população absoluta de um determinado território e a área onde essa população está distribuída. Com essa informação, é possível conhecer e analisar a distribuição da população em uma determinada cidade, país ou região, identificando áreas mais e menos povoadas.

Encontrar a população relativa ou densidade demográfica de um dado território é simples. Veja o esquema a seguir:

POPULAÇÃO RELATIVA = POPULAÇÃO ABSOLUTA ÷ ÁREA (km²)

Exemplo: Brasil População absoluta em 2016*: 206.081.432 habitantes Área: 8.515.767,049 km2

População relativa = 206.081.432 habitantes ÷ 8.515.767,049 km2

População relativa = 24,20 hab/km2 (habitantes por quilômetro quadrado)

Diferença entre populoso e povoado

Um país pode ser muito povoado e não ser necessariamente populoso. Essa confusão comum, quando nos referimos às questões da população, pode ser facilmente resolvida:

  • Populoso (população absoluta): é a quantidade total de habitantes de um determinado lugar.

  • Povoado (população relativa): refere-se à relação entre a população absoluta do local e a área por ela ocupada. É calculada por meio da divisão da população absoluta pela área ocupada.

Em síntese, o termo populoso relaciona-se com a população absoluta, isto é, o número total de habitantes. O termo povoado considera como as pessoas distribuem-se no território.

*Estimativa IBGE

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados