Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Principais países produtores de petróleo

Principais países produtores de petróleo

Principais países produtores de petróleo
Plataforma petrolífera no Brasil

Atualmente, o petróleo é a fonte energética mais utilizada no mundo, correspondendo a 43% do total. Ele é composto por uma complexa combinação de hidrocarbonetos, sendo obtido através de depósitos fósseis no fundo do mar ou em grandes profundidades continentais. Vários países possuem reservas de petróleo, no entanto, sua distribuição ocorre de forma muito desigual no planeta.

O Oriente Médio é a região que abriga as maiores reservas mundiais de petróleo (cerca de 65%), com destaque para a Arábia Saudita, que é a maior produtora mundial. Outros locais onde há grande produção de petróleo são: golfo do México, sul dos Estados Unidos, lago de Maracaibo (Venezuela), Sibéria (Rússia), golfo de Bohai (China), Ásia central (região do Cáucaso) e na costa ocidental da África.

Arábia Saudita, Estados Unidos, Rússia, Irã e México são responsáveis por aproximadamente 40% da produção de petróleo. Também estão na lista dos grandes produtores a China, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, Kuwait, Brasil, Noruega, Nigéria, Iraque, Líbia, Equador, Cazaquistão e Argélia.

Alguns desses países integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Essa organização visa controlar o volume de produção, com o objetivo de alcançar os melhores preços no mercado mundial. Os países membros da Opep possuem cerca de 70% das reservas mundiais de petróleo.

Com a descoberta da camada pré-sal, o Brasil poderá triplicar sua produção, passando a ter a 16° maior reserva petrolífera. Conforme estimativas da Petróleo Brasileiro S/A (Petrobras), o país alcançará a marca de 50 bilhões de barris.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados

Comentários