Região Nordeste
Mapa da Região Nordeste com seus respectivos estados.

O Brasil está regionalizado em cinco Regiões, são elas: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Cada uma dessas possui características particulares quanto aos aspectos naturais, econômicos, populacionais entre outros.

A Região Nordeste apresenta diferentes aspectos climáticos dentro do país e na própria região, nas faixas litorâneas o clima é quente e úmido e nas proximidades da floresta Amazônica, no estado do Maranhão, a oeste e interior, apresenta o clima semi-árido com predominância de longos períodos secos.

Outra discrepância existente no Nordeste é em relação à população, mais precisamente na distribuição demográfica que é extremamente irregular, pois ocorre uma grande concentração populacional no litoral onde estão localizados os principais centros urbanos e automaticamente os meios de produção e emprego e no interior a quantidade de habitantes é muito restrita, uma vez que o clima nesses locais é muito seco e apresenta adversidades.

Um contraste marcante na Região Nordeste está na distribuição da renda, pois enquanto existem famílias que vivem nos mais altos padrões de vida e consumo, que nesse caso é a minoria, há em contrapartida uma grande parcela da população que sobrevive em condições precárias em praticamente todos os sentidos.

A Região Nordeste ocupa uma área de 1 554 258 quilômetros quadrados que representa aproximadamente 18,2% do território brasileiro. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nordestina totaliza 53.081.950 habitantes, sendo a segunda Região mais populosa do país, superada somente pelo Sudeste. Quanto à densidade demográfica está em terceiro lugar, com aproximadamente 34 habitantes por quilômetro quadrado.

A Região Nordeste é composta pelos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Assuntos Relacionados

Comentários