Whatsapp icon Whatsapp

Segregação Residencial

Segregação residencial consiste na separação espacial de pessoas conforme sua classe social.

A segregação residencial é uma prática muito comum nas cidades, onde há a separação espacial de pessoas conforme sua classe social. Pessoas do mesmo poder aquisitivo tendem a ocupar os mesmos espaços (bairros, condomínios, favelas) destinados à moradia.
O processo de segregação residencial cria um arranjo espacial que forma uma homogeneidade de classes sociais residindo nos mesmos bairros, é o caso de bairros de operários, imigrantes, entre outros.

A separação espacial de diferentes classes sociais não ocorre de forma aleatória, ela segue uma lógica. A classe dominante, na maioria das vezes, dita a lógica dessa segregação, isso porque ela tem o poder de aquisição.

A segregação pode ocorrer em forma de imposição, isso se dá com a camada da população de baixa renda, que não tem muita opção de escolha para locais de moradia. A autossegregação refere-se à classe dominante, que possui o poder de escolher onde residir.
A segregação induzida é constatada na construção de casas populares, bairros desprovidos de infraestrutura adequada, apresentando valores compatíveis com o da população de renda inferior.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Casas populares

Um exemplo da autossegregação são os condomínios fechados. Uma tendência comum nos grandes centros. Esse tipo de espaço para residências é destinado à população de maior poder aquisitivo, que busca melhor qualidade de vida. Onde é proporcionado através de pagamento, serviços como segurança, lazer e outras regalias. São espaços privilegiados em infraestrutura, bens e serviços.

O Estado exerce grande influência no processo de segregação, isso ocorre através de financiamentos às construtoras, instalação de infraestrutura em determinados locais e construção de casas populares destinadas à população de baixa renda, essas normalmente em locais afastados do centro.
O arranjo espacial das cidades reflete os contrastes sociais existentes, a segregação residencial é uma forma de reprodução das relações sociais no modelo econômico capitalista.

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

A população da região Centro-Oeste
Os aspectos humanos da região que abriga a capital federal.
Biocombustíveis
Clique aqui, saiba quais são os principais tipos de biocombustíveis e descubra as principais vantagens e desvantagens dessa fonte de energia.
Produção de Petróleo no Brasil
O crescimento e as características da produção de petróleo no Brasil.
Região Nordeste
Clique aqui e veja detalhes da geografia do Nordeste, seus aspectos econômicos, produção, agricultura, pecuária e turismo. Saiba também a história do Nordeste.
video icon
Escrito"Movimento circular uniformemente variado" sobre uma representação de uma roda de carro.
Física
Movimento circular uniformemente variado
Além do movimento circular uniforme (MCU), outro tipo de movimento circular muito cobrado em vestibulares e no Enem é o uniformemente variado (MCUV). Neste vídeo vamos te ensinar tudo sobre aceleração tangencial, aceleração angular, e você, ainda, aprenderá de uma forma simples as equações do MCUV.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.