Whatsapp icon Whatsapp

Tipos de crescimento populacional

Para uma melhor compreensão sobre a dinâmica das populações, foram elaborados conceitos para medir a forma como o número de habitantes aumenta no mundo e em locais específicos. Esse tipo de medição é importante para ajudar na elaboração de políticas habitacionais, bem como para traçar metas futuras de ações coletivas e individuais. Existem, assim, dois principais tipos de crescimento populacional: o crescimento vegetativo ou natural e o crescimento absoluto.

O crescimento populacional pode ser entendido de diferentes formas
O crescimento populacional pode ser entendido de diferentes formas

Para melhor compreender esses dois importantes termos, é importante revisarmos alguns conceitos básicos de demografia, como a taxa de natalidade, a taxa de mortalidade e o saldo migratório.

Leia tambémPopulação absoluta e população relativa

Taxa de natalidade, de mortalidade e saldo migratório

Taxa de natalidade: é a relação matemática entre o número de nascimentos em um ano em relação ao total de habitantes de um determinado local. Essa relação é expressa para cada mil habitantes (‰ - por mil) e não inclui aqueles que já nascem mortos (natimortos).

Exemplo:

Em uma cidade, cuja população é de 20 mil pessoas, houve um registro de 150 nascidos vivos durante um ano. Qual é a taxa de natalidade?

Nascimentos anuais: 155 – População total: 20000

Taxa de natalidade (Tn) = nascimentos x 1000
                                        nº de habitantes

Tn = 155 x 1000
            20000

Tn = 7,75‰

Na cidade em questão, para cada 1000 pessoas, nasceram 7,75 crianças.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Taxa de mortalidade: representa o número de falecimentos durante o período de um ano para cada mil habitantes. O cálculo é muito semelhante ao da taxa de natalidade. Veja:

Na mesma cidade do exemplo anterior, o número de falecimentos em um ano foi de 65 pessoas. Então, a taxa de mortalidade é:

Taxa de mortalidade (Tm) = 65 x 1000
                                           20000

Tm = 3,25‰

Nessa cidade, morreram 3,75 pessoas para cada mil habitantes.

Para saber mais sobre essas taxas, leia nosso texto específico: taxa de mortalidade e natalidade.

Saldo migratório: é o resultado do número de imigrantes (pessoas que chegam) menos o número de emigrantes (pessoas que saem).

Considerando a sequência dos exemplos anteriores, temos que na referida cidade houve uma saída de 500 pessoas e uma entrada de 1650 pessoas. Assim:

Saldo migratório (Sm) = imigrantes – emigrantes

Sm = 1650 – 500 → Sm = 1150

Portanto, nessa cidade, o saldo migratório foi positivo e totalizou 1150 habitantes.

Leia também: Tipos de migração

Crescimento vegetativo e absoluto

Agora que já sabemos os conceitos acima, podemos entender melhor o crescimento vegetativo e o crescimento absoluto.

O crescimento vegetativo representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. É também chamado de crescimento natural. Já o crescimento absoluto é o número de nascimentos menos o número de falecimentos somado ao saldo migratório, dividido pela população total, em porcentagem (%).

Com base na cidade acima mencionada, vamos calcular o crescimento populacional vegetativo e absoluto:

Crescimento vegetativo = Tn – Tm

CV = 7,75 – 3,75

CV = 4‰

Crescimento absoluto = nascimentos – mortes + saldo migratório x 100
                                                       População Total

CA = 155 -75 + 1150 x 100
                   20000

CA = 6,15 %

Portanto, a taxa de crescimento vegetativo dessa cidade foi de 4 por mil e o crescimento absoluto foi de 6,15% durante o período de um ano. 

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

As 20 cidades mais populosas do mundo
Saiba quais são as 20 cidades mais populosas do mundo. Veja ainda quais são as 5 cidades mais populosas do Brasil e a diferença entre populoso e povoado.
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
Crescimento da população brasileira
Crescimento da população brasileira, As causas do Crescimento da população brasileira, O primeiro censo realizado no Brasil, As evoluções da população brasileira, O declínio do crescimento da população brasileira, As causas do declínio do crescimento da população brasileira.
Crescimento populacional
Saiba mais sobre os principais fatores que interferem diretamente no crescimento de uma determinada população. Veja dados sobre a população do Brasil e do mundo.
Natalidade no Brasil
Natalidade no Brasil, Quando houve maior crescimento populacional no Brasil, A queda na Natalidade no Brasil, Os fatores da Natalidade no Brasil, As transformações ocorridas na Natalidade no Brasil.
Transição demográfica
Clique aqui e saiba quais são as quatro fases da transição demográfica. Conheça as principais causas e consequências desse processo populacional.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.