Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física Tipos de erupção vulcânica

Tipos de erupção vulcânica

De acordo com a quantidade e intensidade da lava expelida, classificamos os tipos de erupção vulcânica em efusiva, explosiva ou mista.

Tipos de erupção vulcânica
Na atualidade, há vários vulcões ativos. Um deles é o Vulcão Tungurahua, no Equador

Os vulcões são formações geológicas responsáveis pelo lançamento de magma (lava), cinzas e gases originários do manto (camada interna da Terra) para a superfície. Esse fenômeno natural recebe o nome de vulcanismo e ocorre quando as fendas abertas em rochas pouco resistentes permitem que a lava alcance a superfície da crosta terrestre.

Na atualidade, existem mais de 500 vulcões considerados ativos por todo o mundo. A região que abriga a maior quantidade deles é o Oceano Pacífico, na área denominada de Círculo de Fogo do Pacífico.

Tipos de erupção vulcânica

O tipo de erupção de um vulcão depende da proporção de rochas, gases e lava que ele emite. As erupções vulcânicas podem ser divididas quanto à sua intensidade em explosivas, efusivas ou mistas.

♦ Erupções explosivas:

  • As lavas são muito viscosas, fluem com dificuldade e impedem a libertação de gases, ocorrendo, por isso, violentas explosões;
  • Em virtude de sua viscosidade, a lava, por vezes, não chega a se derramar, constituindo estruturas arredondadas que são chamadas de domas ou cúpulas;

  • Em algumas situações, a lava solidifica-se mesmo dentro da chaminé, formando agulhas vulcânicas, que podem, mais tarde, ficar evidentes na erosão do cone.

♦ Erupções efusivas:

  • O magma é fluido, a libertação de gases é fácil e a erupção é calma, com derramamento de lava abundante em altíssima temperatura;
  • A lava desliza rapidamente, espalhando-se por grandes distâncias;

  • Se os terrenos forem planos, a lava pode cobrir grandes áreas, constituindo os mantos de lava.

♦ Erupções mistas:

  • Assumem aspectos intermediários entre o efusivo e o explosivo, havendo fases explosivas que alternam com fases efusivas;
  • As explosões ocorrem pela entrada de água na chaminé ou na câmara magmática, que, em virtude das altas temperaturas, vaporiza-se, originando uma grande quantidade de água. Por essa razão, ocorre um aumento da pressão interior, tornando a erupção periodicamente explosiva.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados