Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física Ventos de monções

Ventos de monções

Ventos de monções
Chuvas torrenciais provocadas por ventos de monções
Países como a Índia, Laos e o Vietnã, localizados no sudeste asiático, se beneficiam da influência dos ventos monções para o desenvolvimento de atividades econômicas, mais precisamente, na prática agrícola, no cultivo de arroz.

Esse tipo de vento ocorre por meio da disparidade de temperatura referente ao aquecimento e resfriamento, entre a massa continental e o oceano índico, além da influência do relevo. No decorrer do inverno e verão ocorre uma troca na ordem das zonas de alta e baixa pressão.

No hemisfério norte, na estação do verão acima do oceano índico, possui temperaturas inferiores ao ar existente no sul e no sudeste asiático, isso favorece o surgimento e a disseminação de ventos com grande concentração de umidade.

Nos períodos do ano em que ocorre esse fenômeno (junho e julho) desenvolve também precipitações de características torrenciais, com incidência de grandes tempestades acompanhadas de inundações no continente.

Na estação do inverno o centro de alta pressão se estabelece no continente, dessa forma as temperaturas são inferiores às áreas oceânicas, diante disso os ventos se dirigem da parte continental para o oceano, desencadeando períodos de seca.

Assuntos Relacionados

Comentários