Zona da Mata
A Zona da Mata se estende por boa parte do litoral nordestino

A Zona da Mata é uma mesorregião localizada na faixa litorânea da Região Nordeste do Brasil, do Rio Grande do Norte à Bahia.

Essa mesorregião caracteriza-se por ter a maior densidade demográfica de todo o Nordeste, além de ser também a mais industrializada e urbanizada. Tal concentração se deve ao fato de o início da colonização brasileira ter ocorrido nessa área. Nessa região, localizam-se as principais metrópoles do Nordeste: Salvador e Recife.

Em virtude do fato de essa ser a região com o maior número populacional, é nela também que se encontram os principais problemas socioestruturais do Nordeste. Dentre os problemas, estão: a ausência de saneamento básico para a população, habitações precárias e invasões, formação de favelas, entre outros.

Além da produção de algumas monoculturas, a Zona da Mata é economicamente marcada pela prática do turismo, em virtude da existência de cidades históricas – a exemplo de São Luiz (MA) – e de uma quantidade significativa de praias turísticas.

A Zona da Mata pode ser dividida em três microrregiões: a Zona da Mata Açucareira ou Litoral Açucareiro, o Recôncavo Baiano e o Sul da Bahia ou Zona do Cacau.

Zona da Mata Açucareira ou Litoral Açucareiro: sua localização se estende do Rio Grande do Norte ao norte da Bahia. Caracteriza-se pela monocultura da cana-de-açúcar para a produção e exportação do açúcar.

Recôncavo Baiano: localiza-se em torno da cidade de Salvador e se destaca pela produção acentuada de Petróleo. Atualmente, corresponde a 35% do total de petróleo produzido no país.

Zona do Cacau ou Sul da Bahia: localizada no sul da Bahia, nas cidades de Ilhéus e Itabuna, essa microrregião caracteriza-se pela produção acentuada de cacau, apesar de seu declínio nos últimos anos.

Assuntos Relacionados