Você está aqui Mundo Educação Gramática

Gramática

Publicado por: Marina Cabral Nenhum comentário
Alfabeto
Alfabeto

Gramática tem como objetivo regular o uso da língua, constituindo um conjunto de normas que orientam o uso padrão-culto da língua.

A língua, por ser viva, passa constantemente por transformações, o que causa distanciamento entre aquilo que se realmente pratica e aquilo que as normas estabelecem, porém, nem por isso a gramática deve ser ignorada, uma vez que existe uma norma culta que deve ser conhecida e considerada por todos.

Podemos considerar alguns tipos de Gramática:

Gramática Normativa – normas predeterminadas, comum a todos os usuários da língua; nela, somente a variedade padrão é valorizada.

Gramática histórica – refere-se à história interna da língua, descrevendo as mudanças que a língua sofreu no decorrer do tempo, assim como sua evolução.

Gramática Internalizada – conjunto de regras que o falante utiliza para se comunicar, de maneira que é possível compreender as frases e as sequências das palavras, identificando como pertencentes a uma determinada língua; sem ensino convencional.

Gramática descritiva – descreve as regras de como uma língua é falada, explicitando as que são realmente usadas pelos falantes no dia a dia.

Reservamos este espaço para que você, caro usuário, encontre todo material necessário ao estudo da nossa língua. A seguir, conheça um vasto material que aborda os principais aspectos gramaticais da Língua Portuguesa.

Boa leitura!

Variações Linguísticas

Variações Linguísticas

Vosmecê/Você - Conheça o caráter dinâmico da língua.