Você está aqui Mundo Educação Gramática Sintaxe Regência nominal e regência verbal A regência verbal constituída de pronomes relativos

A regência verbal constituída de pronomes relativos

A regência verbal constituída de pronomes relativos
Atribui-se uma singular importância a tal fato linguístico

Sabemos que na Língua Portuguesa há verbos que por si só possuem sentido completo, mas também sabemos que há aqueles que, para serem compreendidos, necessitam de complementos. É como se disséssemos mais ou menos assim:

Eu li...

Preciso...


Ora, eu li o quê?

Como se não bastasse, preciso exatamente do quê?


Constatou o fato? Pois bem, tais exemplos serviram-nos de base para que possamos, antes de tudo, compreender o que é regência verbal. Ela nada mais é do que a relação existente entre o verbo e seus respectivos complementos.

Como nosso objetivo não é citar todos os casos que se relacionam a tal aspecto, voltemos nosso olhar para um caso, também de singular importância, referente aos casos de regência em que os pronomes relativos se fazem presentes. E, acredite, trata-se de uma recorrência à qual devemos dedicar nossa inteira atenção, pois não se encontra adequada ao padrão formal da linguagem. Assim, de modo a constatá-la, verifiquemos alguns casos que a representam:



Atendo-nos ao segundo e ao último exemplo, sobretudo no sentido estrito das palavras, parece que ela, em vez de almejar ao cargo, vai simplesmente cheirá-lo. Já não falando do restaurante que, por sua vez, foi o prato do cliente. No mínimo muito estranho, não é verdade?

Desse modo, no intuito de “corrigirmos” alguns possíveis erros, por vezes cometidos nas interlocuções cotidianas, verifiquemos como realmente deveriam ser expressos tais exemplos:

Gostamos imensamente do filme a que assistimos.

A diretoria é o cargo a que ela aspira.

Minha irmã é a pessoa em que confio.

O nome da rua em que moro faz alusão a um fato histórico.

O restaurante em que comi é um dos mais bem conceituados da cidade.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados