Você está aqui Mundo Educação Gramática Adjetivos e advérbios: Pequenas dicas para evitar grandes erros

Adjetivos e advérbios: Pequenas dicas para evitar grandes erros

Alguns erros gramaticais estão relacionados com o mau uso dos adjetivos e advérbios. Erros assim podem ser facilmente eliminados da modalidade escrita.

Adjetivos e advérbios: Pequenas dicas para evitar grandes erros
Mau ou mal? Aonde ou onde? Através de ou por meio de? Essas são apenas algumas das principais dúvidas relacionadas com os adjetivos e advérbios

Todo mundo já teve uma dúvida cruel na hora de escrever, não é mesmo? A língua portuguesa apresenta algumas armadilhas que induzem o falante a cometer erros gramaticais na modalidade escrita, afinal de contas, são muitas as regras! Sem falar nas questões que envolvem a semântica: palavras que parecem iguais, mas não são; palavras que seriam idênticas não fosse uma letrinha diferente... Enfim, são várias as situações que podem provocar deslizes linguísticos que comprometem a ortografia e a clareza de um texto.

Hoje nós vamos falar sobre adjetivos e advérbios e mostrar para você pequenas dicas de português que podem evitar grandes erros. É só ficar atento à explicação e depois aplicar nos seus textos tudo o que aprendeu com o Mundo Educação. Vamos lá? Boa leitura e bons estudos!

Adjetivos e advérbios: Pequenas dicas para evitar grandes erros

Dica 1: Mal / Mau

v Ela não foi à festa porque estava mal vestida.

x Ela não foi à festa porque estava mau vestida.

Clássico dos clássicos! Atire a primeira pedra quem nunca confundiu o uso das palavras mal e mau. A palavra mal pode ser um advérbio, uma conjunção ou um substantivo comum, portanto, pode apresentar inúmeros significados. A palavra mau é utilizada pelos falantes para fazer referência a algo que não seja de boa qualidade, a alguém que faz maldades e diversas outras acepções que tenham como intuito qualificar, ou seja, é um adjetivo. Exemplo: O cliente foi um mau pagador.

Dica 2: Anexo/ anexa / em anexo

v Seguem anexas as fotografias do evento.

v Segue em anexo as fotografias do evento.

x Segue anexo as fotografias do evento.

A palavra anexo é um adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere em gênero e número. Já a expressão em anexo é invariável, cujo uso é condenado por alguns estudiosos da língua. Dessa forma, dê preferência à forma sem preposição.

Dica 3: Aonde / Onde

v Não sabemos onde fica o mercado central.

x Não sabemos aonde fica o mercado central.

O advérbio onde indica o lugar em que algo ou alguém está e deve ser utilizado para expressar ideia de lugar. O advérbio aonde também é usado para indicar lugar em que algo ou alguém está, contudo, deve-se observar se o verbo com o qual ele se relaciona exige a preposição “a”. Caso haja a necessidade da preposição, ela deve ser agregada à palavra onde para formar o vocábulo aonde. O advérbio aonde transmite a ideia de lugar para o qual se vai, ou seja, destino ou movimento. Exemplo: Aonde você vai depois do expediente?

Dica 4: Através de / por meio de

v Ficou sabendo por meio de um e-mail que havia sido afastada de suas funções.

x Ficou sabendo através de um e-mail que havia sido afastada de suas funções.

A locução por meio de está relacionada com a ideia de instrumento, instrumento esse utilizado na execução de determinada ação. Pode ser substituída pelas expressões mediante e por intermédio de. Já a locução através de significa aquilo que passa de maneira transversal, que pode atravessar, que cruza ou transpõe. Exemplo: Avistamos a praia através do vidro do carro.

Dica 5: Desapercebidos / despercebidos

v Os erros passaram despercebidos pelos engenheiros da obra.

x Os erros passaram desapercebidos pelos engenheiros da obra.

As duas palavras são classificadas como adjetivos. A palavra despercebido significa algo ou alguém que não chamou atenção, que não foi visto, sentido ou notado. Também pode ser utilizada para fazer referência a alguém distraído ou desatento. A palavra desapercebido significa algo ou alguém que não está preparado, que está desprovido, desprevenido, desacautelado. Exemplo: Neste momento, estou desapercebido de dinheiro.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados