Você está aqui Mundo Educação Gramática Denotação

Denotação

A denotação, ou sentido denotativo, é a forma literal/real/dicionarizada de manifestação da linguagem verbal oral ou escrita.

Denotação
Denotação é o sentido literal, real, dicionarizado das palavras

A interação verbal pode ocorrer de maneira oral (fala) ou escrita. Tanto na fala quanto na escrita, os usuários da língua podem recorrer a dois planos de sentidos para as palavras e enunciados, os quais são bastantes distintos entre si: o denotativo, que é o sentido literal/real/dicionarizado das palavras, e o conotativo, que é o sentido figurado das palavras. Neste artigo, tratamos especificamente da denotação ou sentido denotativo.

DENOTAÇÃO

Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido real, dicionarizado das palavras.

De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial, que têm objetivo de transmitir informações, persuadir, orientar a respeito de diversos assuntos, como é o caso dos gêneros discursivos da tipologia de texto dissertativo-argumentativo, do artigo de opinião, do editorial, da reportagem, da resenha, bula de remédios, memorando, ata, manual de instruções, entre outros. Nesses gêneros discursivos, as palavras são utilizadas para fazer referência a conceitos, fatos, ações em seu sentido literal/real/dicionarizado.

Exemplos:

  • Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais, estado localizado na região sudeste do Brasil.

  • Os jogos Olímpicos de 2016 foram realizados na cidade do Rio de Janeiro.

  • O carro mais vendido em 2003 foi o Pálio 1.0.

  • Helianthus annus é o nome científico do Girassol, uma Dicotiledônea da família das Compostas. Essa planta é originária do Oeste da América do Norte e pode produzir flores o ano todo, em temperaturas entre 18 e 30°C. Suas sementes são utilizadas na alimentação e para fins medicinais e seu óleo tem diversas aplicabilidades, sendo utilizado na alimentação e, inclusive, como biocombustível. Suas flores e sementes são empregadas na produção de bronzeadores, perfumes, remédios, cremes, velas, óleos e temperos.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados