Você está aqui Mundo Educação Gramática Ortografia Desde às ou desde as?

Desde às ou desde as?

Desde às ou desde as?
Qual a forma correta: desde às ou desde as?

Fato é que em se tratando da intenção de desvendarmos as particularidades que demarcam as ocorrências em questão (desde às ou desde as), sempre nos remetemos ao conceito relacionado ao uso da crase, o qual subsiste na fusão do artigo “a” associado à preposição “a”, bem como  aos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s) e aquilo. Completando tal noção, até mesmo porque o uso da crase também se encontra atrelado a regras predefinidas, uma delas se justifica pela indicação das horas.

Equivale dizer, pois, que os indícios parecem se completar e cristalizar as concepções de muitos usuários atribuídas à expressão “desde às”, como bem ilustram os exemplos que seguem:

Estamos aguardando aqui desde às 9h.

Desde às 7h que estamos tentando obter mais informações acerca do que foi noticiado.

O fato é que precisamos nos atentar no sentido que se atribui à preposição desde, uma vez que, nesse caso, ela se refere a movimento ou extensão a partir de um dado ponto, razão pela qual se torna gramaticalmente indevido o uso da crase depois dela, haja vista que o que a acompanha não se demarca como preposição, mas sim com artigo.

Nesse sentido, retifiquemos os enunciados acima:

Estamos aguardando aqui desde AS 9h.

Desde AS 7h que estamos tentando obter mais informações acerca do que foi noticiado.

Como aqui a prioridade se dirige à preposição desde, nunca é demais ressaltar que o mesmo postulado se aplica às demais, como é o caso de “para”, “entre”, “perante”, “ante”, entre outras. Assim, como não poderia deixar de ser, eis alguns exemplos:

O comício está marcado PARA as 6h.

Por certo ampliamos nossos conhecimentos PERANTE as elucidações aqui firmadas.

O atendimento aos clientes será ENTRE as 16h e as 18h.

O procedimento ANTE os alunos descompromissados será outro.

Assuntos Relacionados