Whatsapp icon Whatsapp

Desmitificar e Desmistificar

Desmitificar e desmistificar integram os casos de paronímia, os quais são parecidos quanto à grafia e som, mas diferentes quanto ao significad
Desmitificar e desmistificar integram os casos de paronímia, os quais são parecidos quanto à grafia e som, mas diferentes quanto ao significad

Desmitificar e desmistificar, em se tratando de aspectos gráficos, apresentam-se bastante semelhantes, quase que idênticos. Exatamente por esse motivo é que na Língua Portuguesa há uma infinidade de pares de vocábulos que retratam esse mesmo aspecto e, consequentemente, causam-nos inegáveis questionamentos e até possíveis desvios quanto à forma correta de utilizá-los.

É aí que toda cautela se faz necessária, associada, é óbvio, a uma boa dose de conhecimento acerca dos fatos que regem a língua que falamos. Nesse sentido, como não seria possível elencarmos todos os casos representativos, elegeremos o caso relacionado aos vocábulos desmitificar e desmistificar, ambos dotados de características distintas, sobretudo quanto às acepções semânticas. Dessa forma, vejamos:

Desmitificar – Desfazer um mito, tirar o caráter de mito, despojar de consagração (alguém ou algo).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Constatemos, pois, o exemplo a seguir:

Especialistas tentam desmitificar alguns aspectos relacionados ao déficit de atenção.

Desmistificar – Desfazer uma mistificação, denunciar um erro.   

Foi desmistificado todo o bando que atuava no desmanche de veículos.

Elencados tais pressupostos, eis que, em se tratando desse assunto, torna-se relevante nos atermos a mais um detalhe, expresso no exemplo em questão:

Alguém, em breve, deverá ser desmitificado... ou seria desmistificado?

Para encontrarmos a resposta conveniente, somente uma análise do próprio contexto nos proporcionará indícios suficientes, ou seja, se esse alguém é considerado uma pessoa com virtudes exageradas (fazendo referência a desmitificar), ou se se trata de um farsante (fazendo alusão a desmistificar).

Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Veem, vem ou vêm?
Aprenda quando utilizar “veem”, “vem” ou “vêm”. Saiba o significado de cada uma dessas conjugações e observe suas flexões para não errar a concordância.
video icon
Escrito"A origem da língua portuguesa" sobre uma representação de vários aspectos relacionados à origem da língua portuguesa.
Português
A origem da língua portuguesa
O português é falado por mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo. É o oitavo idioma mais falado do mundo, e está presente em 4 continentes. Mas você já se perguntou como surge uma língua? De onde surgiu a língua portuguesa? Por que falamos português?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.