Você está aqui Mundo Educação Gramática Fonologia Dígrafo Consonantal X Encontro Consonantal

Dígrafo Consonantal X Encontro Consonantal

A correspondência ou não entre letras e fonemas define o conceito de Encontro Consonantal ou Dígrafo Consonantal.

Dígrafo Consonantal X Encontro Consonantal
Estudar dígrafo consonantal e encontro consonantal é entender que, naquele, duas letras possuem um som, e nesse, as consoantes têm sons independentes

É impossível diferenciar dígrafo e encontro consonantal sem antes revisar o conceito de letra e fonema. Por isso, acompanhe os exemplos:

1 - Folha:

Letras: (5 letras)

Fonemas: (4 fonemas)

2 - Táxi:

Letras: (4 letras)

Fonemas: (5 fonemas)

3 - Cheque:

Letras: (6 letras)

Fonemas: ( 4 fonemas)

A letra é a representação gráfica, enquanto o fonema é a representação sonora. Como demonstrado pelos exemplos, é possível que uma palavra tenha mais letras do que fonemas, mas o oposto também pode acontecer. Entender isso é fundamental no momento de diferenciar dígrafo consonantal de encontro consonantal. Acompanhe:

Dígrafo consonantal: É a presença de duas letras que representam um único som. Alguns dígrafos são inseparáveis, entretanto, há aqueles que não devem ficar juntos na divisão silábica. Veja alguns exemplos de dígrafos:

Carro

ssaro

Abelha

Guerrear

Encontro Consonantal: Quando duas ou mais consoantes se unem, sem que haja entre elas uma vogal. O encontro consonantal pode ser classificado como perfeito (quando as consoantes são inseparáveis) e imperfeito (quando as consoantes devem se separar). Embora nesse encontro as consoantes estejam unidas, cada uma delas mantém sua unidade sonora (fonema). Logo, haverá correspondência entre letra e fonema quando houver encontro consonantal. Veja:

Encontro consonantal perfeito:

Braço

Psicologia

Prato

Encontro consonantal imperfeito:

Ritmo

Advogar

Cortar

Se compararmos as palavras “Abelha” e “Ritmo”, comprovaremos que tanto no encontro consonantal quanto no dígrafo consonantal há a presença de consoantes unidas. Então, o que os diferencia é que, no dígrafo consonantal, duas consoantes representam um fonema; já no encontro consonantal, as consoantes representam fonemas diferentes.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Dígrafo Consonantal X Encontro Consonantal








3 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 05/10/2015 | thiago felix
    Usuário

    a palavra "domingo" tem dígrafo ou nao tem? pq pra mim tem dígrafo vocálico no "min" e numa prova que resolvi disse que nao tem dígrafo ... por favor me ajude,obg!

  • sexta-feira | 05/02/2016 | Jonas
    0 0

    Na palavra domingo, as letras "in" têm som de "i" nasal, portanto formam um dígrafo vocálico. Quando a letra "m" e "n" vem depois da vogal, geralmente formam dígrafos, a exceção é o grupo de letras "am" e "em" no final das palavras, pois nesse caso, a letra "m" é uma semivogal, em "am", a letra "m" tem som de "u", como por exemplo, cantaram /cantãu/, em "em", a letra "m" tem somo de "i", como por exemplo, ontem /õtei/. Acho que o caso da prova tá um pouco confuso.

  • domingo | 12/04/2015 | thaynara
    Usuário

    muito legal passei na prova