Você está aqui Mundo Educação Gramática Estrutura e formação das palavras

Estrutura e formação das palavras

Estrutura e formação das palavras
À medida que passa o tempo, muitas palavras também passam, cedendo lugar a outras novas - fato esse relevante à estrutura e formação de palavras

INCONTESTÁVEL...

Esta seção está SIMPLESMENTE

IMPERDÍVEL!!!

Pode até ser que você não tenha percebido, mas os adjetivos que foram atribuídos à seção com a qual você, estimado (a) usuário (a), deparou-se trazem consigo elementos que, à primeira vista, parecem imperceptíveis, os quais fundamentam todos os pressupostos dos quais devemos ter conhecimento para compreendermos a amplitude da forma como se estruturam as palavras que compõem nosso léxico.

Assim, reiterando, mesmo dispondo de um acervo vasto de vocábulos, muitas vezes não nos atentamos ao fato de que todos eles são compostos de unidades mínimas, as quais muitas vezes umas se juntam a outras, não raro, algumas perdem elementos, outras, por meio dessa junção, tornam-se apenas únicas, enfim... Mas, voltando aos adjetivos, torna-se relevante afirmar que em todos eles há um elemento, muitas vezes demarcado por um pedaço de palavra, denominado “radical” e que, junto dele, distintos outros pedaços vêm a se juntar, formando novas palavras, constituídas de novos significados.

Dessa forma, temos que esse elemento imutável se apresenta respectivamente demarcado por:

-CONTEST-

-SIMPLES-

-PERD-

Por intermédio dele originaram-se novas palavras, sem dúvida, as quais se estruturaram por elementos antecedentes e precedentes que, em termos conceituais, denominam-se prefixos e sufixos. Prefixos porque se caracterizam como morfemas que, agregando ao radical, situam-se antes dele, e sufixos pelo fato de se conceberem, também como morfemas, mas se situando depois do radical, ajustando-se a ele para formar novos vocábulos.

Assim, caro (a) usuário (a), pelo fato de esta seção estar simplesmente imperdível, não há mesmo como contestar: por meio dela você terá a oportunidade de conhecer desde os aspectos relacionados às origens etimológicas das palavras que subsidiam nosso léxico até os processos de composição, derivação e outros, como, por exemplo, a sigla e a onomatopeia.

Clique, confira e se surpreenda com as informações gentilmente prestadas a você, usuário (a) deste belo e valoroso idioma.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Artigos de "Estrutura e formação das palavras"