Você está aqui Mundo Educação Gramática Ortografia Mussarela ou muçarela?

Mussarela ou muçarela?

Mussarela ou muçarela? Essa é uma dúvida frequente que pode induzir em erro muitos falantes da língua portuguesa.

Mussarela ou muçarela?
A grafia mussarela foi amplamente difundida, mas o certo mesmo é muçarela, com cê-cedilha

Mussarela ou muçarela?

Essa parece uma dúvida fácil de ser respondida, afinal de contas, é claro que mussarela escreve-se assim, com dois 's'! É dessa maneira que a palavra é grafada pela maioria dos falantes da língua portuguesa, já que é assim que ela se apresenta nos folhetos de supermercados, nos cardápios dos restaurantes... Lembre-se de que nem tudo o que parece é, por isso o Mundo Educação vai oferecer para você mais uma dica ortográfica que será muito útil no seu dia a dia!

Estamos tão acostumados com a palavra mussarela escrita com dois 's' que o erro cristalizou-se. Quando imaginamos o vocábulo, dificilmente ele surge na memória com uma grafia diferente, não é mesmo? Pois então, a verdade é que a maioria de nós aprendeu errado ou se acostumou a encontrar a palavra repetidamente escrita de maneira equivocada. A grafia correta é muçarela, com cê-cedilha. Achou estranho e até mesmo feio? Mas gostando ou não, é assim que a palavra está registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, o VOLP, publicado pela Academia Brasileira de Letras.

Muçarela deve ser escrita com cê-cedilha e nós vamos te explicar o porquê. Quando o nosso sistema gráfico foi criado em 1943, convencionou-se que, nas palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema /ce/ diante das vogais “a”, “o” e “u” deveria ser grafado com cê-cedilha, tal qual “ça”, “ço” e “çu”. Portanto, se escrevemos paçoca, miçanga, açaí e açúcar, todas de origem estrangeira, por que então escrever muçarela com dois 's'?

Conforme o VOLP, nas palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema /ce/ diante das vogais “a”, “o” e “u” deve ser grafado com cê-cedilha
Conforme o VOLP, nas palavras estrangeiras aportuguesadas, o fonema /ce/ diante das vogais “a”, “o” e “u” deve ser grafado com cê-cedilha

Assim como as palavras acima citadas, muçarela é uma palavra estrangeira que sofreu adaptação fonética para o nosso idioma, ou seja, foi aportuguesada para que sua pronúncia ficasse mais próxima dos fonemas existentes na língua portuguesa. A palavra muçarela vem do italiano mozzarella e, quando foi registrada em dicionário pela primeira vez, ganhou a grafia mozarela. Como a pronúncia não era confortável para os falantes, aos poucos ela foi se transformando na forma hoje consagrada, ou seja, muçarela.

A forma mussarela ainda é a mais usada e até aparece registrada em alguns dicionários em virtude de sua ampla difusão. Contudo, essa grafia não está de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente, portanto, não consta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da ABL. Sendo assim, mesmo sob protestos dos incrédulos (sim, é difícil acreditar que muçarela seja a forma correta), é importante que você siga a norma para não errar na modalidade escrita, afinal de contas, quando você for prestar um concurso ou vestibular, o que vale é a regra, certo? Bons estudos!

Assuntos Relacionados