Você está aqui Mundo Educação Gramática Sintaxe Concordância verbal e concordância nominal Concordância Nominal Numeral ordinal com substantivo: como se dá a concordância?

Numeral ordinal com substantivo: como se dá a concordância?

Numeral ordinal com substantivo: como se dá a concordância?
Regras específicas demarcam a concordância do numeral ordinal com o substantivo

Ao longo de nossos estudos acerca da língua portuguesa ouvimos por repetidas vezes determinadas palavras, tais como: concordância, regência, entre tantas outras que aqui seria impossível de mencioná-las em sua totalidade, razão pela qual  optamos por eleger somente uma delas: a concordância nominal, mais especificamente dizendo, aquela que se manifesta entre o numeral ordinal e o substantivo.

Pois bem, tornarmos conscientes de tal ocorrência é, antes de tudo, compreendermos acerca da relação que se estabelece entre as palavras dentro de um dado contexto oracional, o que torna justificável o fato de o verbo concordar com o sujeito, o substantivo com o adjetivo e assim por diante. Munidos dessa concepção, conceituada como básica, outro aspecto emerge como relevante para tornar o seu aprendizado ainda mais consistente, o qual diz respeito à questão das regras preconizadas pela própria gramática, que, de uma forma ou outra, temos de apreendê-las e consequentemente colocá-las em prática. Assim, voltando a enfatizar o assunto principal que rege esse nosso encontro, equivale dizer que nos casos em que há dois ou mais numerais ordinais, ora desempenhando a função de adjuntos adnominais de um único substantivo, há possibilidades de a concordância se apresentar de formas distintas, e é sobre isso que iremos constatar daqui em diante.  Assim vejamos:

* Em se tratando de algumas situações, o substantivo, necessariamente, deverá assumir a forma pluralizada, tomando por base os seguintes critérios:

- Quando ele estiver posposto e os numerais não se apresentarem precedidos de artigo:

A primeira, segunda e terceira fileiras foram extintas.

- Caso ele esteja anteposto aos numerais:

As fileiras primeira, segunda e terceira foram extintas.

* Em outros casos, o substantivo pode tanto assumir a forma pluralizada ou permanecer no singular, isso se ele estiver posposto e se os numerais forem precedidos de artigo:

A primeira, a segunda e a terceira fileira foram extintas. 
A primeira, a segunda e a terceira fileiras foram extintas.

Assuntos Relacionados