Você está aqui Mundo Educação Gramática Sintaxe Oração
Oração
A oração se define como um enunciado linguístico que se estrutura em torno de um verbo

Dispor de um amplo acervo lexical, tomado por si só, não é o bastante para efetivarmos nossas comunicações cotidianas, haja vista que temos de dispor de algumas habilidades para organizar e estruturar as ideias, as quais vão desde uma simples frase até um período mais longo, mais bem construído.

Vale afirmar, nesse sentido, que tal estruturação mantém um estreito relacionamento com a organização sintática que se atribui ao modo como escolhemos para colocar cada palavra no seu devido lugar, de modo a concretizar de forma plena as intenções a que nos prestamos mediante o uso da linguagem propriamente dita. Assim, a título de ilustração, vejamos alguns exemplos em que tais elucidações parecem ganhar ainda mais fundamento:

Repentinamente, ele se dirigiu a todos e se desculpou pelo ocorrido.

Ele se dirigiu a todos e se desculpou pelo ocorrido, repentinamente.

Ele, repentinamente, dirigiu-se a todos e se desculpou pelo ocorrido.

Constatamos que o discurso foi efetivamente materializado, ainda que os termos se apresentaram de forma distinta, porém mantendo a organização sintática, tão importante quanto necessária. Trata-se, portanto, de um período composto em que as orações mantêm entre si a mesma hierarquia sintática, ou seja, possuem sujeito, predicado e complemento – que as caracterizam como orações coordenadas.

Analisando este outro enunciado, constatamos que o mesmo não ocorre:

Assim que todos chegaram, ele se dirigiu a eles e se desculpou pelo ocorrido.

Tal constatação se deve ao fato de que a oração subordinada (assim que todos chegaram) mantém uma dependência sintática com aquela denominada de principal (ele se dirigiu a eles e se desculpou pelo ocorrido). Assim, atribuímos essa característica às orações subordinadas.

Eis que estabelecer uma familiaridade mais efetiva com a seção em que você se situa dará a você a oportunidade de conhecer melhor, entre outros assuntos, as orações coordenadas e orações subordinadas.  Não deixe de conferir!!!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Seções de "Oração"

Oração Subordinada

Definição e classificação de oração subordinada.

Orações coordenadas

Oração Coordenada

Entenda o que é uma oração coordenada e quais formas de...

Os termos constituintes da oração comportam os chamados essenciais, integrantes e acessórios

Termos constituintes da oração

Não deixe de conhecer esta seção, a qual irá tratar dos...

Artigos de "Oração"