Você está aqui Mundo Educação Gramática Ortografia
Ortografia
A ortografia representa a parte da gramática responsável pelo estudo da grafia correta dos vocábulos

Imaginemos uma determinada palavra... Esta palavra se escreve com CH? Seria com X? Ah! Pode ser que seja com J, como também pode ser que seja com G, não é mesmo? Questionamentos como esses rondam, não raras as vezes, o cotidiano de muitos usuários.

Em face dessa realidade, que tal voltarmos às origens da palavra “ortografia”? Pois bem, o vocábulo “ortografia” deriva dos radicais gregos – orto = certo, correto, justo, exato e grafia = escrita, como também constitui a parte da gramática que se ocupa da grafia correta das palavras. Ela, por decorrer de convenções promulgadas por acordos ortográficos resultantes dos diversos países nos quais a Língua Portuguesa é oficial, manifesta-se mediante padrões convencionais preestabelecidos, obedecendo a critérios etimológicos (relacionados à origem das palavras) e fonológicos (relacionados aos fonemas representados).

Dado esse convencionalismo, cabe ressaltar que estamos submetidos a tais padrões, os quais se tornam passíveis ao nosso conhecimento, sem nenhuma dúvida. No entanto, toda essa apreensão não se realiza num passe de mágica, realiza-se, sim, mediante o hábito da leitura e a prática da escrita, o que faz com que as habilidades sejam conquistadas de forma paulatina.

Imbuídos do propósito de deixar você, caro (a) usuário (a), em constante familiaridade com essas questões, preparamos uma seção somente destinada a esse fim. Esperamos, portanto, contribuir de maneira bastante eficaz no seu aprendizado.  Bons estudos!!!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Seções de "Ortografia"

Conhecimentos acerca da acentuação gráfica são aplicáveis tanto na modalidade oral quanto na escrita

Acentuação gráfica

Por que acentuar ou não uma determinada palavra? Falar e escrever...

Artigos de "Ortografia"