Você está aqui Mundo Educação Gramática Sintaxe Regência nominal e regência verbal

Regência nominal e regência verbal

Regência nominal e regência verbal
Tanto a regência nominal quanto a verbal trata da relação que se estabelece entre termos em um dado contexto oracional

Para aprendermos as particularidades que norteiam a regência nominal e a regência verbal, temos que, antes de tudo, compreendermos que, em se tratando do universo gramatical, a palavra nominal vem de “nome”, o qual é representado pelo substantivo, adjetivo e advérbio.

Nesse sentido, ao fazermos uso dos vocábulos que a língua portuguesa nos disponibiliza e, consequentemente, agrupá-los de modo a elaborarmos nosso pensamento, verificamos que tanto os nomes quanto os verbos não possuem o sentido necessário se desacompanhados de outro termo. Dessa forma, atestamos a relação de dependência que há entre um termo (o qual pode ser o verbo, substantivo, adjetivo e advérbio) e seu respectivo complemento.

Assim, para que possamos efetivar de forma plena nossa compreensão, atentemo-nos aos enunciados que seguem:

Devemos obedecer AOS mais velhos.

Parece que tudo fica mais claro a partir do momento em que fazemos a pergunta ao próprio verbo, ou seja: devemos obedecer a quem? AOS MAIS VELHOS.

Compreendemos, portanto, que a relação que se estabelece entre o verbo obedecer e seu respectivo complemento é sempre intermediada por uma preposição.
Entretanto, dependendo da predicação verbal, esse complemento poderá estar sem o uso da preposição.

Ela está apta AO trabalho.

Inferimos que o adjetivo “apta” (classificado como um nome) também requer um complemento acompanhado de preposição, fato que fica comprovado quando fazemos a pergunta a esse adjetivo, isto é, apta a quê? AO TRABALHO.

Você irá conhecer de forma diversificada questões como essas por meio de tantos outros exemplos, bastando sabe o quê? Apenas um clique!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Seções de "Regência nominal e regência verbal"

Regência Verbal

Definição e algumas considerações sobre regência verbal.

Artigos de "Regência nominal e regência verbal"