Você está aqui Mundo Educação Gramática Sintaxe

Sintaxe

Sintaxe é o conjunto de regras que determinam as diferentes possibilidades de associações entre os termos constituintes das orações.

Sintaxe
Sintaxe é o conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação entre os termos constituintes das orações

A Gramática da Língua Portuguesa é dividida e estudada em três partes: a primeira é a Fonologia (estudo dos sons); a segunda é a Morfologia (estudo da estrutura, da formação e dos mecanismos de flexão das palavras); e a terceira é a Sintaxe, parte da Gramática que estuda a disposição das palavras nos períodos, bem como a relação lógica entre elas.

De maneira geral, podemos dizer que a Sintaxe é o conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação entre as palavras da língua para a formação de enunciados verbais.

Para que a comunicação/interação verbal ocorra de maneira eficiente e organizada entre os falantes, as línguas possuem não somente um léxico composto por milhares de palavras, mas também algumas regras que determinam o modo como as palavras podem combinar-se para formar os enunciados a partir de uma relação lógica. Essas regras são aquilo que definem a Sintaxe das línguas.

Função da Sintaxe

Embora não exista apenas uma forma de organização das sentenças linguísticas, o fato de cada língua ter sua Sintaxe própria impossibilita que os falantes realizem combinações aleatórias entre as palavras. Por isso, é função da Sintaxe organizar a estrutura das unidades linguísticas, também conhecidas como sintagmas, que se combinarão em sentenças.

Os falantes das línguas, quando interagem verbalmente uns com os outros, organizam as sentenças linguísticas de maneira a transmitir significados lógicos e completos para que possam ser compreendidos.

Leia a seguir os exemplos:

  • Joana comprou um carro novo ano passado.

  • Ano passado, Joana comprou um carro novo.

  • Um carro novo Joana comprou ano passado.

  • Ano passado, um carro novo Joana comprou.

  • Joana comprou, ano passado, um carro novo.

  • Um carro novo, ano passado, Joana comprou.

Observe que o sentido do enunciado é preservado, apesar das diferentes combinações/organizações sintáticas entre as palavras que compõem o enunciado. Leia outro exemplo a seguir:

  • Ano passado, carro um Joana comprou.

Observe que há combinações que não conseguem formar um enunciado com sentido completo. Isso significa que a ordem e as combinações entre as palavras não podem ser aleatórias, mas devem ter uma sequência lógica. Com esse exemplo, podemos observar como a Sintaxe determina as possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados.

As relações e as funções sintáticas

→ Relações Sintáticas

Podemos dizer que as relações sintáticas estabelecidas entre as palavras definem as estruturas possíveis na Sintaxe das línguas.

Exemplo:

  • Joana comprou um carro novo ano passado.

► Joana: agente da ação expressa pelo verbo 'comprar';

► Ano passado: quando a ação foi realizada.

→ Funções sintáticas

As funções sintáticas estão relacionadas com a função de cada elemento na sentença ao se relacionar com os demais elementos que compõem o enunciado. Dessa forma, isso significa que, quando estabelecemos uma relação sintática entre os elementos de um enunciado, esses elementos desempenham uma função sintática específica.

Exemplo:

  • Joana comprou um carro novo ano passado.

► Joana: sujeito do verbo 'comprar'.

► Um: adjunto adnominal.

► Um carro novo: objeto direto do verbo ‘comprar’.

► Ano passado: predicativo do objeto direto.

Tags Relacionadas

Seções de "Sintaxe"

A oração se define como um enunciado linguístico que se estrutura em torno de um verbo

Oração

Conceito, características e exemplos de oração. Clique aqui!

Tanto a regência nominal quanto a verbal trata da relação que se estabelece entre termos em um dado contexto oracional

Regência nominal e regência verbal

Aprofunde seus conhecimentos acerca da regência nominal e da regência verbal....

A concordância é uma relação de determinação ou dependência morfossintática e pode ocorrer com relação ao nome ou ao verbo

Concordância verbal e concordância nominal

Neste artigo você vai entender a concordância verbal e nominal e...

Artigos de "Sintaxe"