Whatsapp icon Whatsapp

Substantivos comuns de dois gêneros

Alguns substantivos da língua portuguesa não sofrem variação morfológica quando flexionados, é o caso dos substantivos comuns de dois gêneros.
Os substantivos comuns de dois gêneros são classificados como invariáveis, dependendo de outros termos que atuarão como determinativos de gênero
Os substantivos comuns de dois gêneros são classificados como invariáveis, dependendo de outros termos que atuarão como determinativos de gênero

Você sabe o que é um substantivo comum de dois gêneros?

Assim que iniciamos nossos estudos sobre língua portuguesa, aprendemos que o substantivo pode sofrer variação de gênero, número e grau. Contudo, existem algumas palavras, sobretudo quando pensamos sobre a flexão dos nomes para o gênero masculino ou feminino, que são invariáveis e por esse motivo são classificadas como substantivos comuns de dois gêneros.

Alguns substantivos apresentam uma só forma para os dois gêneros, mas distinguem o masculino do feminino a partir da variação do artigo ou de outro termo acompanhante que determine o gênero. É interessante observar que alguns gramáticos utilizam o termo substantivo uniforme para tratar desse assunto, o que não diferencia a abordagem do tema. Observe alguns exemplos:

O/a agente

O/a dentista

O/a intérprete

O/a artista

O/a estudante

O/a jornalista

O/a camarada

O/a gerente

O/a mártir

O/a colega

O/a imigrante

O/a pianista

O/a cliente

O/a paciente

O/a presidente

O/a compatriota

A escolha do substantivo comum de dois gêneros não tem consequências morfológicas, visto que não acontece nenhuma alteração na palavra, que permanece a mesma independente do gênero. A alteração ocorrerá no campo sintático, pois esse tipo de substantivo provoca alterações morfológicas nas palavras, que deverão concordar com ele. Observe o exemplo:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Motorista sofre grave acidente de carro na Rodovia dos Bandeirantes

Um grave acidente de carro foi registrado na manhã de domingo, 02/03, na Rodovia dos Bandeirantes, no estado de São Paulo. A motorista Maria Rodrigues da Silva, que segundo testemunhas dirigia em alta velocidade, teria perdido o controle do carro após uma frenagem brusca, ocasionando o capotamento do automóvel. Maria foi levada para o hospital, vítima de fraturas múltiplas, onde segue internada em estado grave.

Observe que o emprego da palavra motorista, que é um substantivo comum de dois gêneros, no destaque da notícia não permitiu que o leitor identificasse a vítima do acidente como sendo homem ou mulher. Essa informação só será esclarecida a partir da leitura do restante do texto, pois existem determinantes que indicarão que se trata de uma motorista. Não houve alteração morfológica da palavra motorista, contudo houve alterações morfológicas nas palavras em destaque que concordaram com o substantivo.

Publicado por Luana Castro Alves Perez

Artigos Relacionados

Flexões do substantivo
Clique aqui e confira quais são os tipos de flexões do substantivo!
Presidente ou presidenta?
Presidente ou presidenta? Clique aqui e acabe de vez com a dúvida!
video icon
Escrito"A origem da língua portuguesa" sobre uma representação de vários aspectos relacionados à origem da língua portuguesa.
Português
A origem da língua portuguesa
O português é falado por mais de 250 milhões de pessoas no mundo todo. É o oitavo idioma mais falado do mundo, e está presente em 4 continentes. Mas você já se perguntou como surge uma língua? De onde surgiu a língua portuguesa? Por que falamos português?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.