Você está aqui Mundo Educação Gramática Pontuação Tipos de Frases

Um fator muito importante quando se trata da linguagem escrita é a chamada intencionalidade discursiva, ou seja, o verdadeiro objetivo pretendido pelo interlocutor através daquilo que ele escreve.

Tanto na fala quanto na escrita, revelamos nossa mensagem por meio dos diversos tipos de textos. Tais como: um relato sobre fatos acontecidos, um comunicado urgente, um telefonema, e tantos outros.

Os sinais de pontuação são elementos significativos no que se refere à questão do discurso, pois eles revelam nossos sentimentos em relação àquilo que queremos transmitir. Como é o caso de fazermos uma pergunta a alguém, darmos uma ordem ou até mesmo expressarmos um pedido, exclamarmos sobre algo agradável ou desagradável e afirmarmos ou negarmos a respeito de um determinado assunto.

Como já sabemos, o texto é um composto de frases, orações e períodos, formando assim um todo, constituindo uma sequência lógica de ideias. E ao nos referirmos às frases, é importante sabermos que as mesmas recebem nomenclaturas diferentes, variando de acordo com o grau de entonação. Por isso vejamos:

Frases Declarativas, dividem-se em: Afirmativas e Negativas.

- Negativas - O final de semana não foi muito agradável.

- Afirmativas - Quando a intenção é de afirmar. Ex: Hoje será um belo dia.

- Interrogativas - É quando se questiona sobre algo. Ex: Você não irá comigo à festa?

- Exclamativas - Expressam nossos sentimentos em relação a algo. Ex: Como a menina é estudiosa! Eu não gostei da sua atitude!

- Imperativas - Expressam desejos, indicam uma ordem por parte do interlocutor da mensagem. Ex: Vá já ao supermercado e traga-me a encomenda.
Liberte-se de todas as suas desconfianças.

Outros sinais de pontuação também são indicadores da intencionalidade discursiva, como é o caso das reticências, uma vez que as mesmas indicam supressão de pensamento, variando de acordo com aquilo que se pretende alcançar por meio da linguagem.

Assuntos Relacionados

Comentários