Período Pré-Homérico

Período Pré-Homérico
Período Pré-Homérico: a formação do Mundo Grego.
Durante o período de formação da civilização grega observamos a chegada de diferentes povos à região da Península Balcânica, do Mar Egeu e no litoral da Ásia Menor. Contando com uma geografia acidentada e poucas terras férteis disponíveis, os povos que habitavam essa região dedicavam-se principalmente ao comércio e à colonização de outras regiões próximas do Mar Tirreno e Adriático.

A civilização cretense foi a primeira a se fixar na região insular do mundo grego. Fixados na Ilha de Creta, essa civilização construiu várias cidades ao longo da ilha e de outras partes da Grécia Continental. Desenvolvendo intensa atividade comercial, os cretenses alcançaram o apogeu de sua civilização. Cerâmica, tecidos, vinhos, mármores e metais eram os principais itens negociados entre as cidades cretenses

Um peculiar ponto da cultura cretense refere-se à existência de uma estrutura familiar onde a mulher ocupava papel de destaque. No campo religioso essa mesma valorização da figura feminina percebe-se no culto à Deusa-Mãe, representante da fertilidade e da terra. Tal ponto característico da cultura cretense pode ser observado dentro da futura Cidade-estado de Esparta, onde as mulheres exerciam importantes papéis.

Por volta do século XV a.C., a chegada dos aqueus iniciou um processo de miscigenação cultural responsável pelo surgimento da civilização micênica. Nesse mesmo período, os eólios e jônios passaram a ocupar a região, ampliando a população e a diversidade cultural dos povos pré-homéricos. A chegada dos dórios, em meados de XII a.C., através de um violento processo de conquista, inaugurou um novo período na história da Antiga Grécia.

Nesse período, os grandes centros urbanos e a intensa atividade comercial antes observada deram lugar ao predomínio das atividades agrícolas. Fugindo da dominação dórica e criando novas áreas de ocupação delimitamos o advento da Primeira Diáspora Grega, que encerra o período homérico. A partir de então, a população grega organizou-se por meio das comunidades coletivas atreladas ao trabalho agrícola.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Assuntos Relacionados