Você está aqui Mundo Educação História Geral Idade Antiga Sumérios e Acádios

Sumérios e Acádios

Um dos primeiros povos a habitar a Mesopotâmia, os sumérios ficaram conhecidos por desenvolver a escrita cuneiforme. Sucederam-lhes os acádios, liderados por Sargão I.

Sumérios e Acádios
Reconstrução do zigurate de Ur, no Iraque

Os sumérios ficaram conhecidos como um dos primeiros povos a instalar-se na região conhecida como Mesopotâmia, localizada entre os rios Tigre e Eufrates, onde hoje fica, principalmente, o Iraque. Os sumérios chegaram à região por volta de 5000 a.C. e, muito provavelmente, fixaram-se no local por causa da fertilidade do solo proporcionada pelas cheias dos dois rios.

Esse povo elaborou técnicas para construir grandes obras, como as barragens que mantinham sob controle a cheia dos rios, além de reservatórios para armazenar água nos períodos de seca prolongada e canais de irrigação, responsáveis por levar água para plantações e cidades mais distantes.

Alguns historiadores sugerem que as técnicas de construção e agricultura dos sumérios foram herdadas de um povo anterior que habitou a região e do qual pouco se sabe: os ubaídas. Esses estudiosos não sabem definir ao certo em qual momento o povo que se tornou os sumérios adentrou a região. Os sumérios referiam-se a si mesmos como “o povo da cabeça negra”, e acredita-se que o termo “sumério” tenha origem no acadiano e signifique “terra de reis civilizados”|1|.

Cidades sumérias

Na Suméria, desenvolveram-se grandes cidades, conhecidas como cidades-estado, isto é, entidades política e economicamente independentes entre si. Isso significa que cada cidade-estado suméria possuía um rei próprio, com instituições políticas e política econômica distintas umas das outras. Entre as grandes cidades sumérias, podem ser destacadas: Ur, Uruk, Nippur e Eridu.

Nas cidades sumérias, houve um processo de desigualdade social com o surgimento de uma pequena elite econômica possuidora de terras que explorava a mão de obra dos camponeses. O controle das cidades era feito por um rei, auxiliado por uma espécie de conselho de anciãos. Durante a história dos sumérios, as diferentes cidades da região entraram em conflito algumas vezes, provavelmente para garantir o controle sobre as melhores terras.

Cada cidade suméria possuía uma grande templo, conhecido como zigurate. O zigurate era construído, principalmente, para a adoração do deus da cidade (cada cidade suméria tinha um deus mais importante). Os historiadores acreditam que a Torre de Babel, se tiver existido de fato, tenha sido um modelo de zigurate.

Escrita cuneiforme

Registro sumério de escrita cuneiforme feito em uma parede de pedra
Registro sumério de escrita cuneiforme feito em uma parede de pedra

O maior legado deixado pelos sumérios foi o desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade, por volta de 3000 a.C. Essa forma de escrita recebeu o nome de escrita cuneiforme e era realizada em blocos de argila a partir de um instrumento pontiagudo chamado cunha. Os blocos de argila poderiam ser assados caso os sumérios desejassem preservar o registro de maneira permanente.

Os historiadores acreditam que o desenvolvimento da escrita cuneiforme ocorreu em razão de uma demanda para contabilizar e fazer registros acerca de questões que envolviam o palácio do rei ou a entrada e saída de mercadorias dos comerciantes. A escrita cuneiforme, cujos símbolos poderiam representar uma palavra, foi largamente utilizada por outros povos da Mesopotâmia, como os acádios e os assírios.

Essa forma de escrita, decifrada pelos estudiosos no século XIX, foi usada correntemente na região até ser abandonada por volta de 100 a.C., quando foi substituída pela escrita alfabética.

Chegada dos acádios

Por volta de 2234 a.C., um povo que habitava a região central da Mesopotâmia conquistou as principais cidades sumérias. Os acádios eram liderados pelo rei Sargão I, da Acádia, que construiu o Império Acádio, o primeiro grande império centralizado da Mesopotâmia. O termo “acádios” faz referência à capital e grande cidade chamada de Acad. Os acádios herdaram a escrita cuneiforme e outros aspectos culturais dos sumérios.

O Império formado pelos acádios teve curta duração e foi abalado por ataques promovidos pelos gútios, os quais conquistaram rapidamente a região e foram sucedidos pelos elamitas posteriormente. A influência da cultura suméria na região estendeu-se até por volta de 1600 a.C.

|1| Sumer [texto em inglês]. Disponível aqui.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados