Você está aqui Mundo Educação Informática Biometria

Biometria

Biometria
Identificação biométrica pela íris

A biometria é uma tecnologia que utiliza características humanas para identificar pessoas. Tais características podem ser biológicas ou comportamentais, pode utilizar impressão digital, íris, retina, voz, mão e o rosto que, por fazerem parte do organismo humano e apresentarem características distintas, não podem ser copiadas e violadas. Do ponto de vista da segurança, o acesso biométrico é dificilmente fraudado por causa das fontes orgânicas que utiliza.

Essa tecnologia visa substituir senhas e outras modalidades empregadas para dar acesso às áreas restritas de organizações tanto físicas quanto virtuais. O acesso a tais áreas é feito a partir da apresentação da característica definida. Após a apresentação, o sistema compara a característica com a registrada em seu banco de dados e se apresentar igualdade o acesso é liberado.

A característica mais utilizada na atualidade é a impressão digital, pois além de ser extremamente confiável o custo de investimento é baixo. A biometria busca nos sulcos da pele dos dedos e das palmas das mãos suas terminações e divisões que se apresentam de forma diferente em cada pessoa.

Os componentes para o processo biométrico são: captura que consiste na coleta da característica humana a ser armazenada, extração que consiste na remoção de informações de tal característica e comparação que consiste em confrontar a característica armazenada no banco de dados à característica apresentada.

Assuntos Relacionados