Você está aqui Mundo Educação Informática Criptografia

Criptografia

Criptografia
Criptografia é uma técnica com o fim de proteger dados sigilosos.
A utilização de códigos para ocultar mensagens confidenciais não é algo atual. Os romanos, por exemplo, já utilizavam um sistema de códigos para esconder seus projetos de guerra de indivíduos que não deveriam ter tal conhecimento. Criptografia (do grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é um conjunto de técnicas e conceitos que visa a utilização de cifras ou códigos para codificar uma informação de forma que somente o emissor e o receptor possam acessá-la, evitando assim, o desvio da informação.

Hoje em dia, com a evolução dos computadores, a criptografia é algo amplamente utilizado, uma vez que a segurança de certos dados e informações, como dados bancários, por exemplo, é algo fundamental. Para garantir essa segurança, são utilizadas chaves criptográficas. Essas chaves são grupos de determinados algoritmos que se relacionam um com o outro e mantêm a ligação confidencial da informação.

Quanto maior o tamanho de uma determinada chave, maior será a segurança da informação. Se usarmos uma chave de 8 bits, por exemplo, teremos apenas 256 combinações possíveis, o que pode ser facilmente gerado por um computador. Já se optarmos por chaves de 128 bits ou maiores, a informação será transmitida de um modo bem mais seguro, pois será infinitamente mais difícil para um invasor, conseguir a combinação correta.

Embora seja um recurso essencial na transmissão de informações pela internet, a criptografia não pode ser considerada algo totalmente seguro, já que alguns hackers já conseguiram quebrar essas codificações.

Assuntos Relacionados