Você está aqui Mundo Educação Informática Firewall

Firewall

Firewall
Um firewall impede a propagação de acessos nocivos por uma rede de computadores.
Firewall é um dispositivo, podendo existir na forma de software ou hardware, de uma rede de computadores, que possui a função de filtrar o tráfego nocivo recebido e impedir que esses dados sejam propagados. Da mesma forma que uma parede corta-fogo (significado da palavra firewall) funciona evitando o alastramento de um incêndio por toda uma área, o firewall evita o alastramento de acessos nocivos ou não-autorizados por uma ou muitas redes.

Além de proteger de forma bastante significativa as redes de computadores, os firewalls podem ser importantes ferramentas caso uma máquina contraia algum cavalo-de-tróia. Essas pragas permitem que um usuário remoto assuma, de forma oculta, o controle do computador da vítima. Nesse sentido, o firewall é importante para bloquear a conexão feita entre a máquina infectada e quem está por trás da armadilha.

No ambiente corporativo, esses dispositivos também podem ser úteis para impedir o acesso proibido de certos usuários a dados sigilosos e não-autorizados.

Assuntos Relacionados