Você está aqui Mundo Educação Informática Segurança On-line

Segurança On-line

Segurança On-line
É necessário estar bastante atento aos perigos da internet
A internet é um mundo virtual bastante abrangente. Assim como existem pessoas com boas e más intenções no mundo real, no mundo virtual é a mesma coisa, uma vez que ele é desenvolvido através de pessoas reais. É necessário estar bastante atento aos perigos da internet, principalmente em relação aos roubos de senhas e às incidências de vírus de computador.

O primeiro passo para navegar com segurança é ter bom senso. Isso inclui não clicar em links suspeitos, não baixar nenhum arquivo desconhecido, não acessar tudo que te enviam por e-mail, etc. Além disso, tenha bastante atenção com os links de fotos e vídeos disponibilizados em sites como Orkut, mesmo que sejam enviados por uma pessoa confiável os vírus podem gerar mensagens sem que a pessoa tenha notado.
Existem também algumas medidas e programas que contribuem de forma significativa para a segurança on-line. Entre eles podemos citar:

Antivírus: são programas projetados para detectar e remover vírus de computador. Um dos segredos para se obter eficiência usando um antivírus é manter o programa sempre atualizado, pois se uma máquina tiver contraído um vírus muito atual e o antivírus estiver desatualizado, de nada adiantará o uso do software.

Firewall: é um dispositivo de rede que tem a função de impedir a transmissão de dados não-autorizados de uma rede para outra. Se um computador estiver infectado por um código malicioso que grava as informações bancárias do usuário e as envia para algum servidor de forma oculta ao usuário, com o uso do firewall essa transmissão de dados ocorrerá somente mediante sua aprovação.

Atualizações: outro importantíssimo elemento na questão de segurança on-line é manter o computador atualizado. A empresa Microsoft, através do site Windows Update, divulga eventualmente diversas correções de falhas do sistema que ajudam a melhorar grandemente a segurança e estabilidade da máquina.

Usando todas essas dicas e claro, mantendo sempre o bom senso, o usuário terá um ambiente on-line bem mais seguro e confiável.

Assuntos Relacionados