Arcadismo
Paisagem com Figuras Arcádia e Imaginários Edifícios Clássicos, de Jan Frans van Bloemen

Estabelecer familiaridade acerca das características, dos posicionamentos ideológicos, bem como das produções artísticas que demarcaram a escola literária representada pelo Arcadismo é, sobretudo, estar ciente de que tal movimento se deu no século XVIII, conhecido como o Século das Luzes. Assim, tal titularidade parece nos indicar pistas de que se trata de um novo olhar, uma nova concepção no que diz respeito aos aspectos da realidade.

Essa nova visão, claro, dizendo respeito a mudanças, demarcou-se como uma espécie de contraposição a tudo que era cultuado na estética anterior – o Barroco – que desde então já sinalizava decadências.  Com base nisso, eis que emerge desse contexto uma grande transformação cultural e científica, em que a razão passa a ser a mola mestra do desenvolvimento cultural, econômico e social, da crescente idealização das ideias iluministas e da ascensão de uma nova classe social, caracterizada pela burguesia.

Surge, assim, uma literatura mais voltada para o culto à natureza, para as coisas mais simples, enfim, para o culto a uma vida mais amena. E é aí que os representantes recriam paisagens estritamente bucólicas, permeadas por pastores e pastoras vivendo a cargo de seu rebanho. Importante lembrar que é daí que provém o nome Arcadismo – derivado de uma região lendária denominada de Arcádia, pertencente à Grécia Antiga e governada pelo Deus Pan. Esse lugar, segundo a crença, era habitado por pastores que se divertiam com a arte poética, fato que fez com os poetas adotassem pseudônimos e se utilizassem de elementos da mitologia clássica em suas obras.

À medida que passar a estabelecer familiaridade com tudo aqui demarcado, você perceberá que essas ideias simplistas que marcaram a poesia árcade estiveram amplamente ligadas às ideias de Rousseau, idealizador da teoria do Bom Selvagem, a qual apregoava que a figura do índio era algo idealizado, justamente pelo fato de ele não ser ainda corrompido pela sociedade.

Dessa forma, estimado(a) usuário(a), deixamos aqui apenas algumas brechas para que você se sinta demasiadamente instigado(a) a conhecer acerca de como tudo se dera no Arcadismo, que, por sua vez, fidedignamente, representa alvo de nossos estudos. Falando em estudos, desejamos ótimos conhecimentos a você!!!


Por Vânia Duarte

Artigos de "Arcadismo"