Você está aqui Mundo Educação Literatura Escritores brasileiros

Escritores brasileiros

Dos primeiros cronistas aos contemporâneos: toda nossa admiração e reverência aos escritores brasileiros, responsáveis pela excelência de nossa literatura.

Escritores brasileiros
Principais escritores brasileiros que ilustraram a capa do periódico Cadernos de literatura brasileira, do Instituto Moreira Salles

Quando nossos colonizadores chegaram às terras que hoje formam o Brasil, em 1500, a literatura ocidental já contava com grande acervo e tradição. Foi com a chegada dos primeiros portugueses, capitaneados por Pedro Álvares Cabral, que as terras e gentes deste lado do Atlântico apareceram pela primeira vez no universo da literatura ocidental, e a Pero Vaz de Caminha, o escrivão da expedição, coube a tarefa de inaugurar nossa literatura, muito embora a Carta produzida por ele seja considerada um documento das literaturas brasileira e portuguesa.

A literatura brasileira, se comparada a outras literaturas do mundo, ainda é jovem. Nossa falta de tradição literária, contudo, não diminui a importância de nossas letras, tampouco é uma sombra a esconder a excelência literária de nossos grandes escritores. Admirados, respeitados e conhecidos no Brasil – alguns no mundo –, os escritores brasileiros, dos primeiros cronistas aos contemporâneos, movimentaram e movimentam nossa cultura. Por meio de suas palavras, é possível compreender os diferentes estilos e movimentos, passear pela História do Brasil e perceber todos os elementos que constituíram nossa literatura.

Entre tantos representantes, alguns escritores deixaram uma contribuição grandiosa para a literatura brasileira, revolucionando sua história e deixando nela uma marca indelével. Como mensurar a importância de nomes como Gregório de Matos, o primeiro escritor a produzir uma obra genuinamente brasileira; Machado de Assis, o mestre do realismo brasileiro e imbatível prosador; a revolucionária tríade modernista, Manuel Bandeira, Oswald e Mário de Andrade? O que dizer de nomes como Carlos Drummond de Andrade, autor da melhor poesia do século XX, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, donos de uma prosa e estética invejáveis? O que seria de nossa literatura sem Clarice Lispector, escritora cuja prosa intimista e reflexiva arrebata fãs e instiga estudiosos da palavra?

Não importa o gênero, a literatura brasileira sempre tem um representante digno de aplausos e reverenciamento para representá-la. Seja na crônica, no conto ou no romance, nossas letras são prodigiosas, e a qualidade de nossos escritores afasta o mito que dá conta de que países com menor tradição literária estão distantes da excelência de outras literaturas milenares. Para você conhecer um pouco mais de nossa formação literária, é indispensável que conheça os nomes que fizeram de nossas letras uma das mais interessantes do mundo, e é por isso que o Mundo Educação preparou uma seção sobre escritores brasileiros que proporcionará a você um prazeroso passeio pela história de nossa literatura. Boa leitura e bons estudos!

Artigos de "Escritores brasileiros"