Whatsapp icon Whatsapp

Romance Policial

Um dos gêneros mais populares do mundo, o Romance Policial foi inaugurado com o conto Assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Allan Poe.
Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie foram os grandes responsáveis pela popularização do Romance Policial
Edgar Allan Poe, Arthur Conan Doyle e Agatha Christie foram os grandes responsáveis pela popularização do Romance Policial

(...) Poirot bebeu e dispôs-se a dormir. Estava quase a adormecer, quando um choque estranho o acordou. Teve a consciência de que qualquer coisa bastante pesada caíra de encontro à porta. O belga levantou-se e abriu-a. Nada. Porém, à sua direita, viu afastar-se no corredor uma mulher envolta num quimono vermelho. Na outra extremidade, o condutor entretinha-se a rabiscar figuras em largas folhas de papel. Reinava a completa calma (...)”.

O trecho que você leu pertence ao livro Assassinato no Expresso do Oriente, da escritora britânica Agatha Christie. Autora de oitenta romances policiais, Agatha ajudou a popularizar o gênero e é a autora mais publicada em todos os tempos em qualquer idioma, ficando atrás apenas da Bíblia e de William Shakespeare. Mas quais elementos fizeram do Romance Policial um gênero literário mundialmente apreciado?

Os Romances Policiais, também conhecidos como gênero policialesco, seguem, em sua maioria, uma fórmula, o que não faz do gênero uma literatura previsível ou enfadonha. A estrutura da narrativa é permeada por elementos peculiares, como a presença de um crime, a investigação, que geralmente é conduzida por um detetive, e a revelação surpreendente de seu autor, um criminoso acima de qualquer suspeita. Esses elementos são a receita de sucesso que fazem do Romance Policial um dos gêneros mais vendidos em todo mundo.

A tradição começou em 1841, ano de publicação do conto Assassinatos da Rua Morgue, de Edgar Allan Poe, precursor do gênero. A história de dois assassinatos brutais de mulheres em Paris, investigados pelo detetive C. Auguste Dupin, foi publicada nas colunas de um periódico da Filadélfia, o Graham's Magazine, nos Estados Unidos. Outras histórias de Poe foram apresentadas ao público através do jornal, processo que continuou até o século XIX, quando os romances policiais passaram a ser editados em livros populares. C. Auguste Dupin, o primeiro detetive da literatura de ficção, precedeu a célebre personagem de Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes, o mais famoso detetive de todos os tempos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, a primeira publicação do gênero foi no ano de 1920, no jornal A Folha. Publicado em capítulos, O Mistério, escrito por Coelho Neto, Afrânio Peixoto, Medeiros e Albuquerque e Viriato Corrêa, inaugurou o estilo que posteriormente contaria com renomados representantes, como Rubem Fonseca, Marçal Aquino, Luiz Alfredo Garcia-Roza, Joaquim Nogueira, Tony Bellotto, Luis Fernando Veríssimo, Flávio Carneiro, Patrícia Melo, Jô Soares, entre outros nomes que divulgam e fazem do Romance Policial um estilo cada vez mais respeitado.

Embora alguns estudiosos duvidem da qualidade literária do Romance Policial, que por vezes cometeu o pecado de permitir que a preocupação com o suspense fosse mais importante do que a preocupação com a escrita de uma narrativa que preservasse elementos essenciais para a construção de uma boa trama, o Romance Policial brasileiro conta com verdadeiras obras-primas, como o aclamado livro A grande arte, de Rubem Fonseca. Sugerimos a leitura de alguns importantes títulos para que você descubra o valor e a importância literária do Romance Policial. Boa leitura!

Dez títulos nacionais para você apreciar o Romance Policial brasileiro
Dez títulos nacionais para você apreciar o Romance Policial brasileiro

1. A grande arte – Rubem Fonseca

2. O jardim do diabo – Luis Fernando Veríssimo

3. A confissão - Flávio Carneiro

4. Bufo e Spallanzani – Rubem Fonseca

5. O silêncio da chuva - Luiz Alfredo Garcia-Roza

6. Espinosa sem saída - Luiz Alfredo Garcia-Roza

7. Inferno – Patrícia Melo

8. Bellini e a esfinge – Tony Bellotto

9. O Xangô de Baker Street – Jô Soares

10. Informações sobre a vítima – Joaquim Nogueira

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

450 anos de William Shakespeare
450 anos de William Shakespeare: Saiba mais sobre a vida e obra do mais importante escritor da língua inglesa.
Elementos da narrativa
Clique aqui e saiba quais são os elementos da narrativa. Conheça algumas famosas narrativas da literatura brasileira.
Gêneros literários
Saiba quais são os gêneros literários e suas características, bem como conheça os seus subgêneros.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.