Ângulos

Ângulos são a região interna formada por duas semirretas que partem de um mesmo ponto.

Ângulos
Ângulos notáveis e alguns instrumentos que os representam

A palavra ângulo é usada para nomear dois objetos. O primeiro é a abertura entre duas semirretas que compartilham o mesmo ponto inicial ou entre dois segmentos de reta que possuem apenas uma extremidade comum. O segundo é um número usado para medir essa abertura. Sendo assim, quanto maior o valor numérico atribuído a um ângulo, maior será a abertura entre as duas semirretas relacionadas a ele.

Definição formal de ângulo

Um ângulo é o conjunto de pontos formados por duas semirretas (lados do ângulo) que possuem o mesmo ponto de partida (vértice do ângulo). Para compreender o que é o ponto de partida de uma semirreta, clique aqui.

Exemplo de ângulo formado pela região interna a dois segmentos de reta
Exemplo de ângulo formado pela região interna a dois segmentos de reta

Na imagem acima, as semirretas com origem no ponto O definem o ângulo AÔB, que também pode ser representado por uma letra minúscula ou por uma letra grega minúscula. A unidade de medida usada para os ângulos é o grau, representado pelo símbolo ° logo depois do número referente a ele.

Os ângulos também podem dar a ideia de movimento do ponto. Esse movimento sempre será circular, e uma volta completa representará a medida 360°.

Medindo ângulos

O instrumento utilizado para medir um ângulo é o transferidor. Observe que a distância entre dois segmentos de reta é diferente dependendo do lugar escolhido para extrair essa medida:

Posicione o vértice do ângulo no centro do transferidor, como indicado. Quando uma das semirretas estiver apontando para 0°, a outra apontará para o ângulo formado por elas naquele sentido. No exemplo, o sentido é o horário, por isso, acompanhamos no transferidor os números dispostos nesse sentido.

Ângulos notáveis: ângulo raso

O ângulo raso mede 180°. Como uma volta completa representa um ângulo de 360° e 180° é exatamente metade de 360°, o ângulo raso também representa meia-volta.

Analisando a imagem acima, notamos que as semirretas que formam um ângulo raso são “lados” de uma reta. Na realidade, se marcarmos um ponto de interesse sobre uma reta, ao medir o ângulo formado nesse ponto, encontraremos 180°.

Ângulos notáveis: ângulo reto

O ângulo reto mede 90°. Ele equivale a um quarto de volta, já que 90° é igual a um quarto de 360° – a volta completa. Esse ângulo é muito usado em propriedades de figuras geométricas com relação à sua altura, pois esta é o segmento de reta que liga o ponto “mais alto” de uma figura ao solo, formando um ângulo de 90°.

Ângulos notáveis

Alguns ângulos são considerados notáveis por causa de sua grande relevância nos cálculos matemáticos e por serem encontrados com mais frequência na natureza e nas obras humanas. Esses ângulos são 30°, 45° e 60°, respectivamente AÔB1, AÔB2 e AÔB3.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados