Você está aqui Mundo Educação Matemática Fração Escalas Matemáticas

Escalas Matemáticas

Escalas Matemáticas
Utilizando escalas na confecção de mapas


Podemos definir escala como a razão entre a medida linear do desenho e a medida linear correspondente na realidade. As distâncias expressas nos mapas, plantas e maquetes são consideradas representativas, isto é, indicam uma constante de proporcionalidade usada na transformação para a distância real. Os dados expressos nos mapas são diretamente proporcionais às distâncias na realidade.

Os mapas representam países, estados, municípios, faixas de terras, continentes, entre outras extensões de terras. Essa representação acontece de forma reduzida, mantendo as relações de tamanho, prevalecendo à proporcionalidade.

Todo mapa, maquete, planta possui uma legenda que informa o coeficiente de proporcionalidade. Vamos supor que em um mapa a informação da legenda seja a seguinte 1 cm : 500 km (Lê-se: um centímetro está para quinhentos quilômetros), ela indica que para cada centímetro de distância no mapa, corresponderá a quinhentos quilômetros na realidade. Então, se utilizarmos uma régua e medirmos a distância entre duas cidades no mapa, obtendo 2,5cm, teremos na realidade a seguinte distância: 2,5 * 500 = 1250 km.

As escalas estão diretamente ligadas aos estudos da Geografia (na construção de mapas), na Engenharia e na Arquitetura (maquetes e plantas), Navegação Marítima e Aérea, entre outras situações referentes à localização de coordenadas e cálculo de distâncias através de mapas referenciais.

Tags Relacionadas escala geográfica escala

Assuntos Relacionados