Você está aqui Mundo Educação Matemática Matemática financeira Inflação: a desvalorização do poder de compra

Inflação: a desvalorização do poder de compra

Inflação: a desvalorização do poder de compra
Inflação e o poder aquisitivo no capitalismo

O termo inflação é conhecido por todos aqueles que acompanham noticiários econômicos e se informam sobre a realidade econômica do país. A inflação é caracterizada pela diminuição no poder de compra do dinheiro. Em oposição à inflação, tem-se a deflação, que caracteriza o aumento do poder de compra do dinheiro.

Saiba mais: no ano de 1993, o Brasil teve uma inflação acumulada de 2.780,6%, enquanto que no ano de 2010 foi obtida uma inflação de 6,55%.

Cada país possui órgãos responsáveis por determinar esses índices inflacionários. No Brasil, temos órgãos como o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a FGV (Fundação Getúlio Vargas), entre outros, sendo essas instituições as responsáveis pelo diagnóstico das altas e baixas referentes aos preços do mercado financeiro.

Em razão de experiências com altas taxas de inflação acumuladas em um ano, foram criados vários índices responsáveis por fiscalizar e controlar os aumentos abusivos no valor dos produtos – estes índices são conhecidos como índices inflacionários. Você pode conferir alguns deles no artigo Índices Inflacionários.

Como foi dito, a inflação é a desvalorização do dinheiro, ou seja, a desvalorização do poder de compra desse dinheiro. Ilustremos, então, uma situação que se dá quando há o aumento do salário, o reajuste salarial. Poderemos notar que esse aumento nem sempre é satisfatório.

Algo que sempre ocorre diante dos reajustes salariais é o aumento dos preços de vários produtos. Faremos uma estimativa desse aumento, analisando o poder aquisitivo de compra antes e depois do aumento do preço dos produtos.

Situação: “Um trabalhador assalariado recebe um reajuste e passa a receber R$ 800,00 mensais. Ele, ao chegar em casa, faz a seguinte reflexão: “Com esse salário eu tenho poder aquisitivo para comprar 100 pacotes de arroz”. Entretanto, dois dias depois, surge a notícia de que haverá reajuste nos produtos da cesta básica, ou seja, o arroz sofrerá um reajuste de 12,5% no seu valor. Sendo assim, o arroz passa a custar R$ 9,00. Determine qual foi a desvalorização no poder de compra do salário desse trabalhador.”

Com o valor reajustado do arroz, ele não poderá comprar 100 pacotes de arroz, sendo agora apenas 88,89 pacotes. Com esses valores, podemos determinar qual foi o coeficiente de desvalorização desse lote.

quadro de poder aquisitivo

Veja que o poder de compra decresceu 11,11% em relação ao arroz.

Assuntos Relacionados