Retas

Retas são figuras geométricas primitivas que não possuem definição. São formadas por pontos e são infinitas em qualquer direção.

Retas
Segmento de reta que começa em A e vai até B

Retas são figuras geométricas primitivas formadas por conjuntos de pontos. O fato de serem primitivas significa que não existe uma definição para elas, contudo, aceitamos que retas são linhas que não fazem curva. Essa aceitação ocorre em virtude das propriedades da reta, que serão expostas e discutidas a partir de agora.

As retas são infinitas. Isso significa que, dados dois pontos distintos de uma reta, sempre existirá um ponto entre eles também pertencente a essa reta. O resultado disso é que as retas possuem comprimento infinito. Dessa maneira, caso caminhássemos sobre uma reta a fim de encontrar seu último ponto, jamais terminaríamos a caminhada.

Para desenhar uma reta, só são necessários dois pontos. Esse é mais um postulado proveniente da geometria.

São necessários apenas dois pontos para desenhar uma reta
São necessários apenas dois pontos para desenhar uma reta

Uma reta é uma figura geométrica que possui uma única dimensão. Isso significa que só é possível tomar uma medida de qualquer objeto definido dentro de uma reta. Essa medida é o comprimento, e os possíveis objetos, além do ponto, são:

Semirretas

Uma semirreta é uma parte da reta obtida da seguinte maneira: sobre uma reta qualquer, desenhe os pontos A e B, de modo que o ponto A faça um corte na reta. O pedaço da reta que se inicia em A e segue em direção ao ponto B (e, é claro, continua infinitamente após ele) é chamado de semirreta. Dessa maneira, pode-se comparar uma semirreta à metade de uma reta.

Semirreta com início em A e em direção a B
Semirreta com início em A e em direção a B

Segmento de reta

Segmentos de reta possuem fundamento parecido com o da semirreta. A diferença está no fato de o segmento de reta possuir início e fim, diferentemente da semirreta, que só possui um ponto de início, mas não possui fim.

Um segmento de reta é apenas uma parte da reta. Ele pode ser obtido desenhando-se os pontos A e B sobre uma reta qualquer. Tanto o ponto A quanto B fazem um corte na reta e o pedaço dela que vai do ponto A até o ponto B é chamado de segmento de reta. Observe:

Classificação de retas

Duas retas podem ser classificadas de acordo com a quantidade de pontos que possuem em comum. Observe:

Retas paralelas:

Retas que não possuem nenhum ponto em comum.

Retas transversais:

São retas que possuem um único ponto em comum. O exemplo mais importante de retas transversais são as retas perpendiculares, que são aquelas que formam um ângulo de 90°.

Retas transversais que formam um ângulo de 90°, isto é, retas perpendiculares

Retas coincidentes:

Retas que possuem dois pontos em comum. Existe um resultado que garante que quaisquer retas que possuam dois ou mais pontos em comum serão a mesma reta. Dessa maneira, se duas retas possuem dois pontos em comum, então desde o início existia uma única reta.

Tags Relacionadas

Assuntos Relacionados