Whatsapp icon Whatsapp

Política

A palavra “política” provém do grego “politéia”. Tal palavra era usada para se referir a tudo relacionado a polis (Cidade-estado) e à vida em coletividade. Portanto, podemos chegar a um ponto em comum ao afirmar que a política está relacionada diretamente com a vida em sociedade, no sentido de fazer com que cada indivíduo expresse suas diferenças e conflitos sem que isso seja transformado em um caos social.

Embora se afirme que gregos e romanos tenham criado a política, com destaque para a obra “Política” de Aristóteles, não podemos negar a existência de relações de poder e autoridade em civilizações anteriores. De fato, gregos e romanos desenvolveram as características de autoridade e poder no sentido político.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De certa forma, a política surgiu para garantir a estabilidade social. O agente máximo que garante essa estabilidade é o Estado. O poder político, exercido pelo mesmo, está diretamente relacionado ao direito de coerção e uso legítimo da força física. Assim, para garantir os interesses da sociedade em geral, o Estado pode, de forma única, utilizar a forma coercitiva. Em sua obra “O Príncipe”, Maquiavel afirmou que o que move a política é a luta pela conquista e pela manutenção do poder, além disso, segundo ele, os fins deveriam justificam os meios, isto é, para a finalidade da ordem, soberania e bem-estar social, o Estado poderia usar a força física de forma legítima.

A ciência política é uma área do pensamento destinada a estudar os modelos de organização e funcionamento estatal. No âmbito acadêmico, essa área do conhecimento se institucionalizou particularmente nos Estados Unidos, com desdobramentos para a Europa Ocidental. Após a crise das democracias representativas, a difusão da política como uma ciência ocorreu em vários países do Terceiro Mundo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Eliene
Assista às nossas videoaulas

Artigos de Política

Absolutismo
Clique para saber o que foi o absolutismo. Entenda como surgiu, suas práticas econômicas e como acabou.
Anistia
Clique no link para saber o que é a anistia. Veja também os tipos de anistia na legislação brasileira, o uso da anistia no Brasil e a diferença com indulto e graça.
Asilo político
Entenda o que é o asilo político. Veja a diferença entre o asilado político e o refugiado. Saiba como funciona o asilo político no Brasil e em outros países.
Câmara dos Deputados
Acesse o texto para conhecer sobre a Câmara dos Deputados, a casa que compõe a câmara baixa do Legislativo federal do sistema político brasileiro.
Candidatos à presidência do Brasil: 2010
Informações sobre os candidatos ao cargo político mais importante do Brasil.
Censura
Acesse o texto e saiba o que é censura. Entenda como se manifesta, veja momentos em que foi utilizada no Brasil e o que nossa Constituição diz.
Cleptocracia
Cleptocracia, o que é cleptocracia, governo, política, corrupção, ladrões, características da cleptocracia.
Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)
Acesse este link para conhecer e entender do que se trata uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Saiba como e por quem pode ser formada uma CPI.
Como é eleito o Presidente dos EUA?
Entenda como é eleito o Presidente dos Estados Unidos!
Como funciona o sistema político brasileiro?
Como funciona o sistema político brasileiro?, política, Brasil, três poderes, câmara, senado, Executivo, Legislativo, Judiciário, processo político, política brasileira.
Congresso Nacional
Acesse o texto para saber o que é o Congresso Nacional. Entenda como funciona, como é formado, quem elege seus membros e como as leis são criadas.
Demagogia
Um conceito político com significações diversas.
Deputado estadual
Clique aqui e saiba detalhes sobre o que é o cargo de deputado estadual e quais são suas funções.
Deputado federal
Você sabe o que é e o que faz um deputado federal? Clique aqui e entenda as funções desse cargo político e como ocorre sua eleição.
Desobediência Civil
Conheça do que se trata a ideia de desobediência civil. Saiba o significado dessa ideia, quando surgiu e quando foi exercida ao longo da história.
Diferença entre voto nulo e branco
Acesse este link e leia este texto do Mundo Educação que trata das diferenças que existem entre voto nulo e voto branco. Saiba com o nosso texto como a Constituição e como a Lei das Eleições entendem os dois votos e como o eleitor faz o registro de voto nulo ou branco na urna.
Direita e esquerda
Clique aqui e descubra o que são direita e esquerda na política. Saiba quando essa divisão surgiu e entenda o que cada perspectiva defende.
Eleições na Argentina
Clique no link e acesse o texto para entender como funcionam as eleições na Argentina. Entenda quem pode votar e conheça as três etapas da eleição para presidente.
Estado de sítio
Descubra o que é o estado de sítio. Veja como ele pode ser implantado, em quais situações isso pode ser feito, o que muda com ele, e os momentos em que ocorreu.
Extrema-direita
Clique aqui, entenda o que é extrema-direita e conheça sua ideologia. Saiba também quais foram os principais regimes de extrema-direita.
Fidelidade Partidária
Uma questão comum a várias democracias contemporâneas.
Governador
Clique aqui para entender o que é um governador. Veja as funções desse cargo no Brasil e como a população brasileira escolhe os seus governadores.
Impeachment
O instrumento político que retirava os poderes de um dirigente do Poder Executivo.
Impostos recolhidos obrigatoriamente
Impostos recolhidos obrigatoriamente, o que é imposto, a finalidade dos impostos, tipos de impostos, quem são os responsáveis pela cobrança dos impostos, impostos recolhidos pela União, impostos recolhidos pelo Estado, impostos recolhidos pelos municípios.
Keynesianismo
Conheça o que é o keynesianismo e o que defende essa teoria econômica. Veja suas características e consequências.
Lavagem de dinheiro
Lavagem de Dinheiro, o que é lavagem de dinheiro, como funciona o esquema de lavagem de dinheiro, paraísos fiscais.
Lei marcial
Clique aqui e saiba o que é lei marcial. Entenda quando pode ser adotada e quais direitos podem ser reduzidos. Descubra se existe previsão de lei marcial no Brasil.
Lobby
Lobby, o que é lobby, o que caracteriza um lobby, fazer lobby, política, influências, corrupção, interesses, jogo político, lobby é ilegal?, lobista, jogo de interesses.
Marco temporal
Saiba mais sobre o marco temporal clicando aqui. Entenda o que propõe essa tese jurídica, quando começou a ser defendida e quais são suas possíveis consequências.
Monarquia
Clique aqui para saber mais a respeito da forma de governo mais antiga que existe atualmente: a monarquia. Conheça os modelos e as características das monarquias.
Movimento sufragista
Conheça a história do movimento sufragista, isto é, a atuação do movimento feminista em busca do direito ao voto e da participação na vida política.
O que é CPMF?
Fique sabendo o que é a CPMF e que importância ela teve no contexto da “Nova República” no Brasil.
O que é golpe de Estado?
Acesse o texto para entender o que é golpe de Estado e veja como essa ação ilegal acontece. Conheça os golpes de Estado que ocorreram no Brasil.
O que é inelegibilidade?
Saiba o que é inelegibilidade. Entenda a diferença entre ela e a suspensão dos direitos políticos. Confira os políticos brasileiros que se tornaram inelegíveis.
O que é intervenção federal?
Acesse o texto para saber o que é intervenção federal. Veja em que situações ela pode ser decretada e quantas vezes essa medida já foi utilizada no Brasil.
Parlamentarismo
Entenda como funciona o parlamentarismo nos países democráticos e republicanos. Saiba qual a origem e as características desse sistema político.
Paternalismo
Um prática em que o favor toma o lugar da representação política.
Plutocracia
Plutocracia, o que é plutocracia, características da plutocracia, riqueza, política, governo exercido pelos ricos.
Poder Executivo
Acesse para saber mais sobre o Poder Executivo. Entenda o princípio dos Três Poderes, a função do Executivo e as funções específicas de seus representantes.
Poder Judiciário
Você sabe como funciona o Poder Judiciário? Clique aqui e entenda o que ele é, qual a função que possui e quais os órgãos e membros que fazem parte dele.
Poder Legislativo
Clique para saber mais sobre o Poder Legislativo. Entenda qual é a sua função e como seus representantes são escolhidos.
Populismo
Clique aqui e acesse este texto que explica sobre populismo. Entenda o que significa esse conceito que foi utilizado para explicar parte da experiência histórica e política do Brasil. Conheça ainda as críticas feitas por estudiosos a respeito desse termo e compreenda o fenômeno recente do populismo de direita.
Prefeito
Clique no link para ler detalhes sobre as funções de um prefeito, como ele se elege e a história das prefeituras no Brasil.
Presidencialismo
Clique para conhecer mais sobre o presidencialismo. Entenda o que é esse sistema de governo, suas características básicas e como funciona no Brasil.
Presidente da República
Saiba o que significa ser presidente da república e quais as funções do cargo. Descubra como ocorre sua escolha e qual é a linha de sucessão presidencial no Brasil.
Segundo turno nas eleições
Clique aqui, entenda por que algumas eleições possuem segundo turno e saiba quando ele foi instituído.
Senado Federal
Clique aqui, entenda o que é, como funciona, o que representa e qual a função do Senado Federal e saiba onde está localizado.
Senador
Clique e acesse para saber mais detalhes sobre os senadores, agentes políticos que atuam na Câmara Alta do Congresso Nacional. Entenda suas funções.
Sistema eleitoral brasileiro: como funciona?
Acesse para saber mais sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. Entenda os dois sistemas que organizam as eleições: o majoritário e o proporcional.
Tecnocracia
Tecnocracia, o que é tecnocracia, características da tecnocracia, política, tecnologia, economia, utopia, métodos de produção, ciência.
Teocracia
A forma de governo influenciada por concepções de caráter religioso.
Título de eleitor
Clique aqui para saber tudo sobre o que é o título de eleitor. Saiba também a história desse documento e como tirá-lo pela internet.
Três Poderes
Saiba mais sobre o surgimento e a divisão dos Três Poderes e sobre aquele que propôs esse modelo de Estado: Charles Montesquieu.
Tribunal de Haia
Saiba o que é o Tribunal de Haia e entenda qual o seu papel. Veja como aconteceu a fundação desse tribunal e conheça os quatro casos de condenação emitidos em Haia.
Urna eletrônica
Clique aqui e saiba sobre a urna eletrônica, usada nas eleições brasileiras. Entenda como funciona e o sistema de segurança que possui.
Vereador
Clique aqui para saber mais sobre o cargo legislativo de vereador. Veja a história das Câmaras Municipais no Brasil, e conheça as funções de um vereador.
Você sabe o que é crime eleitoral?
O que é crime eleitoral? Clique aqui, entenda o que são os considerados crimes eleitorais e veja exemplos.
video icon
Escrito""Dar, dá e da"" em fundo roxo e amarelo.
Português
"Dar, dá e da"
“Dar”, “dá” e “da” são palavras que existem na Língua Portuguesa e, certamente, precisam ser distinguidas em relação ao emprego adequado. Nesta videoaula, analisaremos a utilização de cada uma delas, ora como verbo, ora como a contração de uma preposição com artigo. Assista e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.