Você está aqui Mundo Educação Psicologia Ansiedade

Ansiedade

Ansiedade
Sintomas ansiosos

A ansiedade é um sentimento característico do ser humano que se manifesta quando o sistema nervoso central recebe excessiva agitação perante situações de perigo, medo, tensão e outras. Do ponto de vista normal, a ansiedade surge de forma espontânea e provoca mal-estar epigástrico, inquietação, palpitações, sudorese, aperto no tórax, fadiga, falta de ar, boca seca, tremores, necessidades em urinar, formigamento nas mãos e pés e outros.

Acredita-se que a ansiedade pode ocorrer quando de forma genética uma pessoa herda uma pré-disposição ao problema, quando a infância de uma pessoa é carente e problemática fazendo com que se torne insegura ou ainda quando uma pessoa tem dificuldade em se relacionar com o desconhecido.

Quando a duração dos sintomas passa a não ser mais momentânea a ansiedade deixa de ser classificada como normal e passa a ser considerada generalizada. Esta se manifesta de forma crônica e duradoura com os sintomas: dificuldade em relaxar, tensão muscular, insônia, problemas de concentração, necessidades em urinar e irritação. Normalmente ocorre mais em mulheres do que em homens e atinge principalmente as mulheres abaixo dos 20 anos de idade, pode desenvolver-se ainda na infância. Tais ocorrências devem ser acompanhadas por um especialista que iniciará um tratamento de acordo com o nível de manifestação do distúrbio, utilizando terapias e/ou medicamentos.

Em estágio normal, pode-se livrar da ansiedade buscando a desaceleração da mente com atividades de relaxamento, essas ajudam no processo e buscam o equilíbrio fisiológico do cérebro.

Assuntos Relacionados