Você está aqui Mundo Educação Psicologia Aprendizagem

Aprendizagem

Aprendizagem
A inteligência musical é estimulada pela dança
O processo de aprendizagem é um fenômeno natural do ser humano que envolve uma série de fatores: aspectos cognitivos, emocionais, orgânicos, psicossociais e culturais. Quando um bebê é estimulado por seus pais a pegar objetos ele o faz, acontecendo o mesmo quando é estimulado a engatinhar, mastigar, andar, ler, diferenciar cores e outras coisas. Dessa forma, é possível dizer que o processo de aprendizagem é tido a partir da motivação.

Existem casos em que um indivíduo pode apresentar dificuldades na aprendizagem como hipo ou hiperatividade, déficit de atenção, problemas relacionados a números, desajustes emocionais, dificuldades de concentração e de memorização, má percepção e inibição participativa.

Howard Gardner, psicólogo que criou a Teoria das Inteligências Múltiplas, relatou sobre a existência de sete tipos de inteligência que são ativadas a partir de estímulos. São elas: verbal, lógica, musical, visual, interpessoal e intrapessoal.

Tais inteligências devem ser estimuladas de forma que o indivíduo não tenha nenhuma área latente. O aprimoramento inteligível a partir da ativação das inteligências acontecerá de maneira espontânea resultando dos estímulos recebidos.

Assuntos Relacionados