Ácidos
O Ácido Clorídrico auxilia na digestão.

Segundo a definição de Arrhenius, ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+.
Svante Arrehenius foi um químico sueco que, em 1887, realizou inúmeras experiências com substâncias diluídas em água e observou o descrito acima.

Quem nunca experimentou uma fruta cítrica e teve a sensação de acidez na boca?
Uma das características mais comuns nos ácidos é o sabor azedo. Essa propriedade está presente em inúmeros alimentos, para descobrir quais são ácidos, é só observar quais deles produzem salivação na boca. Esse fato se explica pela presença do cátion H+, que diante das células da língua produz mais saliva.

Veja a lista dos ácidos mais comuns e onde podem ser encontrados:
Ácido acético = vinagre.
Ácido tartárico = uva.
Ácido málico = maçã.
Ácido cítrico = laranja, acerola, limão.
Ácido fosfórico = usado na fabricação de refrigerantes à base de cola.
Esses são exemplos de ácidos orgânicos, que fazem parte de nossa alimentação. E você pode comer a vontade mesmo, porque te apresentarei a solução: o Ácido Clorídrico (HCl) que está presente em nosso estômago para ajudar a digerir os alimentos.

Mas existe uma classe de ácidos muito perigosos, que se forem ingeridos podem levar o indivíduo à morte. São os chamados ácidos inorgânicos, nesta categoria podemos encontrar o ácido sulfúrico que é encontrado na solução de bateria dos carros.

Outros exemplos:
Ácido nítrico = usado na identificação de amostras de ouro e ainda na fabricação de dinamites.
Ácido carbônico = sob a forma de gás carbônico, é um dos constituintes das águas minerais gaseificadas e dos refrigerantes.
Ácido sulfídrico= quando se apresenta na forma de gás sulfídrico tem cheiro de ovo podre.
Ácido cianídrico = pode liberar um gás extremamente tóxico.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados

Comentários