Você está aqui Mundo Educação Química Química Ambiental Podemos tomar água da chuva?

Podemos tomar água da chuva?

Por não ser potável, a água da chuva não deve ser ingerida, já que pode apresentar em sua constituição substâncias tóxicas e microrganismos.

Podemos tomar água da chuva?
Toda chuva possui materiais poluentes

Devemos tomar a água da chuva? A resposta para essa pergunta é que devemos evitar. Tomar a água da chuva não é uma das melhores escolhas por um único e simples motivo: ela é um líquido poluído, ou seja, apresenta substâncias tóxicas e poluentes.

Como dito anteriormente, existem substâncias tóxicas e poluentes na água da chuva, como ácidos, fuligem, bactérias e outros agentes infecciosos, os quais podem causar danos à saúde de um indivíduo a médio ou a longo prazo.

Os ácidos presentes na chuva são o sulfúrico (H2SO4) e o nítrico (HNO3), formados a partir dos seguintes processos:

  • Ácido sulfúrico: O dióxido de enxofre (SO2) interage com o oxigênio (O2), formando o trióxido de enxofre (SO3).

SO2 + O2 → SO3

Em seguida, o trióxido de enxofre reage com água, formando ácido sulfúrico:

SO3 + H2O → H2SO4

  • Ácido nítrico: O monóxido de nitrogênio (NO) interage com o oxigênio (O2), formando o dióxido de nitrogênio (NO2):

NO + O2 → NO2

Em seguida, o dióxido de nitrogênio reage com água, formando ácido nítrico:

NO2 + H2O → HNO3

Além desses ácidos, a água da chuva absorve outros gases, como o gás amônio, bem como poeira e outros materiais que ela encontra pela frente quando está caindo. É evidente que a quantidade de materiais contaminantes, tóxicos e poluentes é maior em grandes cidades.

A chuva em área urbana sempre apresenta mais material contaminante e poluente
A chuva em área urbana sempre apresenta mais material contaminante e poluente

Você também deve estar se perguntando por que não podemos tomar a água da chuva se ela faz tão bem para as plantas. A grama fica tão verde após um período de chuvas, não é mesmo? Se as plantas crescem tão rápido, por que também não podemos beber dessa água?

A explicação para isso é que os vegetais não sofrem tanto com a presença dos poluentes e contaminantes presentes na chuva porque, ao cair no solo, a água é filtrada e só então é absorvida pelas raízes das plantas. Dessa forma, elas absorvem uma água com um grau de pureza bem maior.

As chuvas que caem nas regiões do campo, afastadas das grandes cidades, apresentam um potencial de contaminação bem menor por ter menor nível de poluição. Entretanto, devemos evitar entrar em contato direto com a água que escorre pelas calhas, pois esses objetos, por serem sujos, podem apresentar agentes contaminantes.

Seja no campo ou na cidade, é sempre interessante realizar o tratamento da água da chuva antes de fazer a sua utilização. Esse tratamento pode ser realizado em casa ou pela estação de tratamento de água da região. Vale ressaltar que captar a água para a estação de tratamento é mais complexo.

A estação de tratamento é o local mais adequado para tratar a água da chuva
A estação de tratamento é o local mais adequado para tratar a água da chuva

As etapas básicas de tratamento a que a água deve ser submetida são: filtragem (para retirada de material sólido), desinfecção (para a eliminação de microrganismos) e a fluoretação (adição de flúor para evitar cáries).

Assuntos Relacionados