Você está aqui Mundo Educação Química Química Ambiental Água da chuva é potável?

Água da chuva é potável?

A água da chuva traz consigo todos os poluentes lançados na atmosfera.

Água da chuva é potável?
Chuva que cai, poluente que vem.

Alguma vez você já experimentou água da chuva? Uns dizem que ela é potável, e de fato, ela parece estar limpa, pois cai diretamente do céu sobre nós. Seria uma forma de solucionar a escassez de água no mundo. Mas não é bem assim, antes de chegar ao solo a chuva vai capturando tudo que encontra pela frente, e como nossa atmosfera é poluída, se torna um verdadeiro arraste de poluentes.

Imagine então, tomar uma água que contenha gases tóxicos lançados em nossa atmosfera? Estes gases podem causar várias doenças. Portanto, fique atento! Se a atmosfera da região onde mora for poluída, a chuva vai conter todos os elementos contaminadores.

Em algumas regiões, como nos campos e florestas, ainda existe uma preservação da atmosfera, nestes locais pode-se dizer que a atmosfera está límpida, mas mesmo assim, a prática de ingerir água da chuva se torna perigosa. Mas se a necessidade falar mais alto, ferva esta água a uma temperatura superior a 100 °C, de modo que todos os micro-organismos patogênicos presentes no meio sejam eliminados. 

Assuntos Relacionados

Comentários