Você está aqui Mundo Educação Química Curiosidades Químicas Água, sabão e bolhas

Água, sabão e bolhas

Água, sabão e bolhas
O que formam as bolhas?
As bolhas são resultado da mistura de água e sabão. Esses últimos se diferem em vários aspectos, físicos e químicos. Conheça as diferenças na composição da água e do sabão:

Composição da molécula de água: dois átomos de hidrogênio ligados a um de oxigênio compõem a molécula de H2O. As ligações H - H presentes no líquido são muito fortes e fazem com que as moléculas de água se mantenham unidas e liquefeitas.

Composição da molécula de sabão: moléculas longas com extremidades polares (possuem carga) e apolares (sem carga). A parte polar da molécula de sabão interage com a água, que também é polar. Lembre-se: “semelhante dissolve semelhante”.

Agora algumas curiosidades envolvendo essas substâncias:

- Por que as mãos lavadas só com água secam mais depressa do que as lavadas com água e sabão?

Já fez este teste? Lavou suas mãos e as deixou secar ao ar livre, a velocidade de secagem depende do que você utilizou para lavá-las. Se você usou sabão e não enxaguou direito, vai notar que elas se mantêm escorregadias e úmidas por um bom tempo. Agora se as lavou somente com água, rapidamente terá suas mãos secas.

A explicação está no detergente ou sabão aplicados no processo, eles formam uma película protetora sobre sua pele, impedindo a evaporação da água por um período de tempo.

- Falando de bolhas, já reparou que todas as bolhas têm a mesma cor, independente da cor do sabão que as originou? Sabonetes rosa, azuis, vermelhos... não importa, a espuma será sempre branca.

As bolhas que formam a espuma têm a cor proveniente da reflexão e difração da luz da fina camada de água que as recobre. É por isso que podemos ver nas bolhas as cores do arco-íris, e se repararmos bem, veremos que as cores se movem na superfície da bolha, e algumas refletem a cor branca.

Assuntos Relacionados