Você está aqui Mundo Educação Química Química Inorgânica Alotropia do fósforo
Alotropia do fósforo
O fósforo vermelho encontrado na cabeça dos palitos de fósforo é uma variedade alotrópica do fósforo.

Alotropia é a propriedade de um mesmo elemento químico formar duas ou mais substâncias simples diferentes, que são chamadas de variedades alotrópicas do elemento.

Alguns exemplos que temos são o carbono (com três variedades alotrópicas: diamante, grafita e fulerenos), o oxigênio (com duas variedades alotrópicas: oxigênio comum e ozônio), o enxofre (enxofre rômbico e monoclínico) e o fósforo, que passaremos a falar mais detalhadamente agora.

O fósforo possui várias formas alotrópicas, mas as mais comuns são o fósforo branco, o fósforo vermelho (foto) e o fósforo negro.

  • Fósforo branco: Leva esse nome por ser branco. Possui fórmula molecular P4, pois é constituído de pequenas moléculas com 4 átomos. É instável porque ao entrar em contato com o oxigênio do ar entra em combustão, sendo por isso conservado dentro de recipientes com água. Em razão dessa propriedade, é usado em bombas incendiárias e granadas luminosas.  Tem cheiro de alho, é fosforescente e altamente tóxico. Se for aquecido, pode se transformar na sua variedade alotrópica: o fósforo vermelho.

Fósforo Branco: P4
Fósforo Branco: P4
 

  • Fósforo vermelho: É mais estável, menos reativo. Não possui estrutura definida, porém cada grão de pó é formado por milhões de moléculas unidas, dando origem a uma molécula de cadeia longa. É representado pela fórmula Pn. Não é venenoso e é vermelho escuro. É encontrado na superfície de atrito nas laterais das caixas de fósforo, não se encontra nos palitos por segurança (um poderia atritar com outro dentro da caixa e todos pegariam fogo. Caso estivesse no bolso de alguém, por exemplo, poderia causar uma fatalidade). Existem alguns palitos que um simples atritar faz com que eles acendam. Nesse caso, o fósforo está na cabeça do palito na forma de P4S3.

Fósforo vermelho: Pn.

Fósforo vermelho: Pn.
 

  • Fósforo negro ou fósforo metálico: é obtido aquecendo o fósforo branco a altas pressões.

Nenhuma dessas variedades alotrópicas do fósforo é encontrada na natureza, é necessário realizar processos industriais com minerais denominados fosfatos para sua obtenção.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Comentários