Análise cromatográfica

A análise cromatográfica é uma técnica de separação de misturas homogêneas.

A análise cromatográfica, também conhecida como cromatografia, é uma técnica de separação de misturas homogêneas que tem como objetivo isolar e identificar os componentes através da coloração dos mesmos.

A cromatografia é muito útil no mundo científico, ela pode ser realizada mediante vários processos, mas onde obteve maior destaque foi através da técnica em papel, que permite separar uma mistura homogênea de sólidos.

Cromatografia em papel

Uma tira de papel é onde tudo acontece, basta uma pequena amostra da substância (um risco) colocada em uma das extremidades. Em seguida coloca-se a tira em um solvente (éter ou álcool, por exemplo) e à medida que o papel absorve o solvente, desenhos são formados ao longo da tira.

Existem diferentes componentes na amostra, com propriedades e composição distintas, sendo assim, a exposição dos mesmos no papel também se difere. Desta forma fica fácil identificar cada um através das diferentes cores. Acompanhe a ilustração do processo:

A amostra usada neste caso foi a tinta de um pincel. Os traços que começam no laranja progridem para o vermelho e terminam com coloração azul demonstrando os componentes da tinta em movimento. Os traços adquirem esta forma característica à medida que o solvente é absorvido pela tira de papel. Repare que os desenhos são formados em diferentes regiões da tira de papel, este aspecto facilita a identificação.

A partir desta exposição de cores será possível realizar uma análise criteriosa e desvendar a composição da tinta presente no pincel.

Assuntos Relacionados