Você está aqui Mundo Educação Química Química Orgânica Cadeias carbônicas e suas classificações

Cadeias carbônicas e suas classificações

Cadeias carbônicas e suas classificações
A propanona remove esmalte de unhas.
Cadeia carbônica é o conjunto de átomos de carbono e de heteroátomos que compõem as moléculas orgânicas. Elas se classificam de acordo com vários critérios, e um deles é o que se refere às funções orgânicas, vejamos:
Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir formando cadeias carbônicas. Essas cadeias podem ter além de átomos de carbono, átomos de outros elementos ligados. Esses átomos são denominados heteroátomos e se classificam de acordo com suas propriedades químicas comuns. Essas características recebem o nome de funções orgânicas, e são:

Funções nitrogenadas: contém o elemento nitrogênio ligado à cadeia - Aminas e amidas.

Função hidrogenada: o elemento hidrogênio se faz presente, são os chamados Hidrocarbonetos.

Funções halogenadas: os elementos da família dos halogênios são componentes da cadeia carbônica, e formam a classe dos Haletos orgânicos.

Funções oxigenadas: pertencem a essa função os aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, os derivados de ácidos, fenóis, álcoois, éteres, o oxigênio é componente dessa cadeia.

A  Propanona  pertence à classe de cetonas e é muito conhecida, principalmente entre as mulheres, é popularmente chamada de acetona. Ela é usada para remover esmalte de unhas e como solvente de tintas e vernizes.

Uma cadeia carbônica também pode se classificar de acordo com o tipo de ligação existente entre os átomos de carbono:

a) Cadeia Saturada: quando apresenta somente ligações simples. Essas ligações são denominadas sigma (σ).

b) Cadeia Insaturada: quando apresenta pelo menos uma ligação dupla (=) ou então uma tripla (≡). Quando for dupla, uma das ligações é chamada sigma (σ) e a outra, pi (π). Na ligação tripla, há uma ligação sigma e duas do tipo pi.

Tags Relacionadas Propanona acetona cetonas

Assuntos Relacionados

Comentários