Whatsapp icon Whatsapp

Cálculo renal

O cálculo renal, ou “pedras nos rins”, é ocasionado pelo acúmulo de fosfato e oxalato de cálcio nos rins. Esse cálculo é responsável pela cólica de rins.
Já sentiu dor nessa região?
Já sentiu dor nessa região?

A cólica de rins é uma das dores mais fortes que existe, ela aparece de uma forma aguda na região lombar e se torna cada vez mais intensa se não houver tratamento. Estima-se que cerca de 15 % da população mundial já sofreu ou sofre deste mal.

Tudo começa pelo aparecimento dos chamados cálculos renais, que nada mais são do que sais cristalizados.


Cálculo renal: sais cristalizados

Nosso objetivo nesse contexto é abordar a composição desses sais, vejamos como se formam:

As substâncias químicas fosfato de cálcio e oxalato de cálcio são excretadas diariamente pelo nosso sistema urinário. Ou melhor, seria bom que fossem, mas infelizmente elas podem se acumular nos rins e permanecer por lá. É aí que tudo começa: essas substâncias são insolúveis e quando não excretadas corretamente, vão se acumulando. As chamadas “pedras de rins” são produtos do acúmulo de fosfato e oxalato de cálcio no organismo.

O problema não começa de um dia para outro, o processo natural de precipitação de sais insolúveis leva cerca de dois a três anos para formar um cálculo renal. As pedrinhas podem tomar proporções variadas dependendo do tempo de acúmulo, e quanto maior a pedra mais intensa será a dor sofrida pelo paciente. Pedras menores são eliminadas pela própria urina, mas no caso de pedras com diâmetro maior se faz necessária a retirada através de cirurgia.

Uma dica importante para evitar o aparecimento de cálculos renais: beba bastante água, 2 litros por dia já é suficiente para ajudar na eliminação dos sais insolúveis.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Ângulos complementares e suplementares" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos complementares e suplementares
Nessa aula veremos o que são ângulos complementares e suplementares. Complementares são ângulos adjacentes, de mesmo vértice, cuja soma é um ângulo reto (90 graus). Supelmentares são ângulos adjacentes, de mesmo vértice, cuja soma é uma ângulo raso ou meia volta (180 graus).

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.